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O BRANDING E A METODOLOGIA DE SISTEMAS DE IDENTIDADE VISUAL BRANDING AND METHODOLOGY OF VISUAL IDENTITY S

Cameira, Sandra Ribeiro ;

Artigo:

O planejamento estratégico de branding começou a ser praticado nos escritórios de design brasileiros a partir de meados da década de 1990, e representou uma importante evolução para o design gráfico brasileiro tanto do ponto de vista metodológico como mercadológico. Esse novo estado da arte no campo do design, motivou a realização de uma pesquisa qualitativa em um Programa de pós-­‐graduação, com o objetivo de compreender esse movimento, documentar as consequências práticas deste processo, e contribuir na disseminação de novos conceitos e fundamentos teóricos sobre branding, que possam conduzir os profissionais que atuam na área de identidade visual a uma atuação mais estratégica e especializada. A pesquisa teve, ainda, o intuito de enriquecer a bibliografia sobre as relações entre marca, identidade visual, identidade corporativa e branding na concepção, construção e gestão de marcas corporativas no campo do design gráfico.

Artigo:

The strategic planning of branding started to be used in the Brazilian design offices since the mid nineties and represented an important evolution for graphic design in Brazil both in methodological and marketing sense. This new state of art in 2 the design field motivated the development of a qualitative research aiming to understand this movement, document the practical consequences of the process, and contribute to the dissemination of new concepts and theoretical fundamentals of branding, which may drive the professionals that work in the visual identity industry towards a more strategic and specialized performance. Moreover, there was also the idea of enriching the bibliography about the relationships between brand, visual identity, corporate identity and branding in its conception, construction and management of corporate brands in the graphic design field.

Palavras-chave: marcas, identidade visual, metodologia, branding., brands, visual identity, methodology, branding.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00082

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Como citar:

Cameira, Sandra Ribeiro; "O BRANDING E A METODOLOGIA DE SISTEMAS DE IDENTIDADE VISUAL BRANDING AND METHODOLOGY OF VISUAL IDENTITY S", p. 649-663 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00082

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