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O conceito de multimodalidade nos estudos brasileiros do livro ilustrado contemporâneo: uma revisão integrativa

The concept of multimodality in Brazilian research on contemporary picturebooks: an integrative review

Frazão, Ana Luiza Siqueira ; Souza, Eduardo Antonio Barbosa de Moura ;

CIDI:

A multimodalidade é um aspecto crucial para caracterizar os livros ilustrados contemporâneos. Entretanto, há diferentes acepções do conceito, mesmo na literatura consolidada. Assim, buscamos discutir concepções interdisciplinares da multimodalidade por meio do uso da revisão integrativa de literatura, para responder qual é a acepção de multimodalidade utilizada pelos estudos brasileiros de livros ilustrados em suas análises. Para isso, realizamos uma revisão sistemática, na qual foram selecionados cinco artigos para leitura crítica e discussão de como o conceito é mobilizado nas análises sobre esse objeto. Em suma, há afinidades e discordâncias entre os usos do conceito de multimodalidade nos artigos analisados, mas não há consenso acerca de como o conceito é utilizado. Encontramos variações significativas na articulação do conceito, inclusive acerca de sua própria natureza: se a multimodalidade é uma característica da configuração ou se seria uma competência do sujeito. Portanto, é necessário incrementar a concisão teórica do termo.

CIDI:

Multimodality is a crucial aspect to characterize contemporary picturebooks. However, there are different meanings of the concept, even in the consolidated literature. Thus, we seek to discuss interdisciplinary conceptions of multimodality through the use of an integrative literature review, to answer what is the meaning of multimodality used by Brazilian studies of illustrated books in their analyses. For this, we carried out a systematic review, in which five articles were selected for critical reading and discussion of how the concept is mobilized in analyzes on this object. In short, there are affinities and disagreements between the uses of the concept of multimodality in the analyzed articles, but there is no consensus on how the concept is used. We found significant variations in the articulation of the concept, including regarding its own nature: if multimodality is a characteristic of the configuration or if it would be a competency of the subject. Therefore, it is necessary to increase the theoretical conciseness of the term.

Palavras-chave: livros ilustrados, multimodalidade, tipografia, materialidade,

Palavras-chave: picturebooks, multimodality, typography, materiality,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-20_650558

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Como citar:

Frazão, Ana Luiza Siqueira; Souza, Eduardo Antonio Barbosa de Moura; "O conceito de multimodalidade nos estudos brasileiros do livro ilustrado contemporâneo: uma revisão integrativa", p. 316-329 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-20_650558

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