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O ícone arquitetônico como promoção urbana: o planejamento estratégico e a inserção do edifício cultural Cidade das Artes no Rio de Janeiro

The architectural icon as urban promotion: strategic planning and the insertion of the cultural building City of Arts in Rio de Janeiro

Pasquotto, Geise Brizotti ;

Resumo:

O marketing urbano e o planejamento estratégico são utilizados onde a produção, consumo e lucro são os aspectos esperados como resultado das ações do poder público. A promoção urbana recria novas imagens para serem vendidas no mercado global, ao mesmo tempo em que promove rearranjos espaciais para readequá-las às novas necessidades locais. Diante deste aspecto, o Rio de Janeiro destacou-se como a cidade brasileira que mais utiliza da imagem e da promoção urbana em seu planejamento. Tais atitudes estratégicas de planejamento impactam na paisagem urbana e na morfologia da cidade. O objetivo deste texto é compreender a questão da promoção urbana por meio de edifícios culturais na cidade do Rio de Janeiro adotando como exemplo a inserção da Cidade dasArtes na Barra da Tijuca. Para tanto, utilizou-se dois aspectos para analisar a questão da promoção da paisagem urbana por meio de edifícios culturais: a) qual a “participação” domarketing urbano nas gestões políticas de 1995 a 2013, b) quais foram as estratégias de inserção dos edifícios icônicos culturais.

Resumo:

The urban marketing and strategic planning was used which the production, consumption andprofit are expected aspects in result of the actions of public power. The urban promotionrecreates new images to be sold in the global market, at the same time that promotes spacere-arrangements to readjust them to new local necessities. Given this aspect, Rio de Janeirostood out as the Brazilian city that most uses image and urban promotion in its planning. Suchstrategic planning attitudes impact the urban landscape and city morphology.The objective of this text is to understand the issue of urban promotion through cultural buildingsin the city of Rio de Janeiro, adopting as an example the insertion of Cidade das Artes in Barrada Tijuca. To this end, two aspects were used to analyze the issue of promoting the urbanlandscape through cultural buildings: a) what is the “participation” of urban marketing inpolitical management from 1995 to 2013, b) what were the strategies for the insertion of Iconic cultural buildings.

Palavras-chave: planejamento estratégico, edifício cultural, Rio de Janeiro,

Palavras-chave: strategic planning, cultural building, Rio de Janeiro,

DOI: 10.5151/singeurb2019-21

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Como citar:

Pasquotto, Geise Brizotti; "O ícone arquitetônico como promoção urbana: o planejamento estratégico e a inserção do edifício cultural Cidade das Artes no Rio de Janeiro", p. 130-135 . In: Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/singeurb2019-21

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