Pôster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS É ELEVADO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM ALERGIA ALIMENTAR?

O CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS É ELEVADO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM ALERGIA ALIMENTAR?

Kotchetkoff, Elaine Cristina de Almeida ; Souza, Fabíola Isabel Suano de ; Almeida, Daniela Neri Gama de ; Barreto, Talita Lemos Neves ; Mendonça, Raquel Bicudo ; Sarni, Roseli Oselka Saccardo ;

Pôster:

Justificativa

O acúmulo de produtos de glicação avançada, decorrente do consumo excessivo de alimentos ultraprocessados (AUP) cursa com inflamação, que pode favorecer o desenvolvimento ou agravamento de algumas doenças, dentre elas alergia alimentar (AA). Assim, postula-se que a presença de um estado inflamatório crônico pode levar ao comprometimento do crescimento e/ou retardar a aquisição de tolerância em indivíduos com AA.

 

Objetivo(s)

Descrever o consumo de AUP de crianças e adolescentes com AA.

 

Método(s)

Estudo transversal, com 110 indivíduos, média de idade 4a9m com AA. Foi avaliado o consumo alimentar baseado em 3 recordatórios de 24 horas. Os alimentos foram classificados de acordo com o grau de processamento industrial, proposto pela metodologia NOVA, em três grupos: in natura, minimamente processados e ingredientes culinários; processados e AUP (percentual em relação ao valor energético total - VET).

 

Resultado(s)

AA IgE mediada foi observada em 61,8% dos indivíduos. Verificou-se alergia a mais de dois alimentos (mais frequentes leite e ovo) em 51,9% dos indivíduos. O consumo médio diário de energia foi de 1723,14 Kcal, sendo: 1097,63 Kcal (63,26% do VET) provenientes de alimentos in natura, minimamente processados e ingredientes culinários; 56,50 Kcal (3,15% do VET) de alimentos processados e 569,11 Kcal (33,16% do VET) de AUP.

 

Conclusão(ões)

Os dados apontam para elevado consumo de AUP em crianças e adolescentes com AA fato que pode contribuir para uma pior evolução da doença.

Pôster:

Justificativa

O acúmulo de produtos de glicação avançada, decorrente do consumo excessivo de alimentos ultraprocessados (AUP) cursa com inflamação, que pode favorecer o desenvolvimento ou agravamento de algumas doenças, dentre elas alergia alimentar (AA). Assim, postula-se que a presença de um estado inflamatório crônico pode levar ao comprometimento do crescimento e/ou retardar a aquisição de tolerância em indivíduos com AA.

 

Objetivo(s)

Descrever o consumo de AUP de crianças e adolescentes com AA.

 

Método(s)

Estudo transversal, com 110 indivíduos, média de idade 4a9m com AA. Foi avaliado o consumo alimentar baseado em 3 recordatórios de 24 horas. Os alimentos foram classificados de acordo com o grau de processamento industrial, proposto pela metodologia NOVA, em três grupos: in natura, minimamente processados e ingredientes culinários; processados e AUP (percentual em relação ao valor energético total - VET).

 

Resultado(s)

AA IgE mediada foi observada em 61,8% dos indivíduos. Verificou-se alergia a mais de dois alimentos (mais frequentes leite e ovo) em 51,9% dos indivíduos. O consumo médio diário de energia foi de 1723,14 Kcal, sendo: 1097,63 Kcal (63,26% do VET) provenientes de alimentos in natura, minimamente processados e ingredientes culinários; 56,50 Kcal (3,15% do VET) de alimentos processados e 569,11 Kcal (33,16% do VET) de AUP.

 

Conclusão(ões)

Os dados apontam para elevado consumo de AUP em crianças e adolescentes com AA fato que pode contribuir para uma pior evolução da doença.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1347

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Kotchetkoff, Elaine Cristina de Almeida; Souza, Fabíola Isabel Suano de; Almeida, Daniela Neri Gama de; Barreto, Talita Lemos Neves; Mendonça, Raquel Bicudo; Sarni, Roseli Oselka Saccardo; "O CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS É ELEVADO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM ALERGIA ALIMENTAR?", p. 81-82 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1347

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações