Poster - Open Access.

Idioma principal

O CONTEÚDO AUDIOVISUAL DISTRIBUÍDO EM DIVERSAS PLATAFORMAS: UMA ANÁLISE SOBRE OS PLAYERS “OVER-THETOP” NO BRASIL

Pontes, Leonardo de ; Pereira, Luciana ; Braga, Alexandre Santaella ;

Poster:

Este artigo abordará a evolução que o setor de produção e distribuição de conteúdo audiovisual está sofrendo graças à evolução dos meios online e como os meios tradicionais podem ficar vulneráveis nesse novo contexto. O foco do artigo será realizar um comparativo dos principais players de overthe-top (OTT) no Brasil que atuam nesse setor de forma inovadora utilizando-se da tecnologia de streaming de vídeos. A metodologia principal foi a experimentação dos seis tipos principais de plataformas OTT que atuam no território brasileiro, segundo critérios competitivos que os autores julgaram relevantes e a realização de um quadro referencial e comparativo entre esses players destacando seus diferenciais. Além desse método, houve pesquisa bibliográfica, estudando os conceitos teóricos, pesquisa sobre o mercado de OTT e audiovisual no Brasil e no mundo, além de análises exploratórias utilizando as plataformas digitais. Como resultado, apresenta-se uma análise sobre os principais players de OTT no cenário brasileiro e uma visão sobre os seus modelos de atuação. Conclui-se que existem diversos formatos sendo adaptados às diferentes realidades de consumo, cabendo assim à cada plataforma OTT se adequar e entregar a melhor proposta aos seus consumidores, inclusive com conteúdos exclusivos.

Poster:

Palavras-chave: streaming, OTT, conteúdo audiovisual, inovação em serviços de vídeo, multiplataforma,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-040

Referências bibliográficas
  • [1] ABRANHÃO, S.; BORDELEAU, F.; CHENG, B.; KOKALY, S.; PAIGE, R.F.; STÖRRLE, H.; WHITTLE, J.; User Experience for Model-Driven Engineering: Challenges and Future Directions, 2017.
  • [2] ANCINE (Agência Nacional de Cinema), 2016. . Acesso em: 10/05/2017.
  • [3] CAPOANO, E. Globo Play: comodidade e mobilidade como novos conceitos de valor para maior TV do Brasil, COMUNICON 2016. ESPM, São Paulo, Brasil, 2016.
  • [4] CHA, J. Predictors of television and online video platform use: a coexistence model of old and new video platforms. Telematics Inform. 30, 296–310, 2013.
  • [5] FIDLER, R. Mediamorphosis: Understanding New Media. London: Sage Publications Ltd, 1997.
  • [6] GLOBO.COM. Globo Play completa 1º ano com 9,5 milhões de downloads do aplicativo,
  • [7] 2016. . Acesso em: 10/05/201
  • [8] GRAZIANO, D.C. A Netflix e o Ambiente Competitivo das Empresas de Audiovisual em Plataformas Digitais Conectadas, 2015.
  • [9] IG TECNOLOGIA. Youtube chega a 82 milhões de usuários no Brasil, 2016. . Acesso em: 11/05/2017.
  • [10] KIM, J.; KIM, S.; NAM, C. Competitive dynamics in the Korean video platform market:
  • [11] Traditional pay TV platforms vs. OTT platforms, 2015.
  • [12] O GLOBO. Setor audiovisual já gera R$ 24,5 bi em renda para a economia, 2016. . Acesso em: 13/05/2017.
  • [13] SUJATA, J.; SOHAG, S.; TANU, D.; CHINTAN, D.; SHUBHAM, P.; SUMIT, G. Impact of Over the Top (OTT) Services on Telecom Service Providers, 2015.
  • [14] TECMUNDO. Netflix chega perto dos 100 milhões de usuários e tem crescimento recorde, 2017. . Acesso em: 13/05/2017.
  • [15] VALOR ECONÔMICO. Número de assinantes de TV paga no Brasil cai 1,8% até novembro, 2016. . Acesso em: 20/05/2017.
Como citar:

Pontes, Leonardo de; Pereira, Luciana; Braga, Alexandre Santaella; "O CONTEÚDO AUDIOVISUAL DISTRIBUÍDO EM DIVERSAS PLATAFORMAS: UMA ANÁLISE SOBRE OS PLAYERS “OVER-THETOP” NO BRASIL", p. 394-403 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-040

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações