Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O crescimento do estudo em ux writing para interfaces digitais ao longo dos anos

O crescimento do estudo em ux writing para interfaces digitais ao longo dos anos

COSTA, Tainara Serra ; CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque ;

Artigo:

O Design de Experiência do Usuário é uma temática importante tanto do ponto de vista de mercado, quanto do ponto de vista acadêmico e, nesse contexto, várias subáreas de estudo e especialidades surgiram para garantir cada vez mais que produtos digitais garantam boas experiências aos seus usuários. Nesse sentido, este trabalho apresenta um mapeamento panorâmico do crescimento de temas relacionados a UX Writing ao longo de 4 anos, entre 2017 e 2021. Obedecendo critérios de recorte, apresenta o crescimento do tema nesse período. A pesquisa foi dividida em dois momentos: o primeiro avalia os resultados disponíveis no Google Acadêmico e, o segundo momento, caracterizando-se como uma pesquisa documental, utilizando os recursos do buscador Google, filtrando os dados no mesmo período com a finalidade de traçar um paralelo entre o design acadêmico e o design mercadológico no contexto da redação para experiência do usuário. Foram realizadas buscas, em ambos momentos, nos idiomas inglês e português e posteriormente mensurou-se quantitativamente a evolução de resultados de busca com essa temática e, no caso do Google acadêmico, quais outros assuntos relacionavam-se ao utilizar os filtros de busca pré-estabelecidos.

Artigo:

O Design de Experiência do Usuário é uma temática importante tanto do ponto de vista de mercado, quanto do ponto de vista acadêmico e, nesse contexto, várias subáreas de estudo e especialidades surgiram para garantir cada vez mais que produtos digitais garantam boas experiências aos seus usuários. Nesse sentido, este trabalho apresenta um mapeamento panorâmico do crescimento de temas relacionados a UX Writing ao longo de 4 anos, entre 2017 e 2021. Obedecendo critérios de recorte, apresenta o crescimento do tema nesse período. A pesquisa foi dividida em dois momentos: o primeiro avalia os resultados disponíveis no Google Acadêmico e, o segundo momento, caracterizando-se como uma pesquisa documental, utilizando os recursos do buscador Google, filtrando os dados no mesmo período com a finalidade de traçar um paralelo entre o design acadêmico e o design mercadológico no contexto da redação para experiência do usuário. Foram realizadas buscas, em ambos momentos, nos idiomas inglês e português e posteriormente mensurou-se quantitativamente a evolução de resultados de busca com essa temática e, no caso do Google acadêmico, quais outros assuntos relacionavam-se ao utilizar os filtros de busca pré-estabelecidos.

Palavras-chave: design de interação; ux writing; redação para interfaces digitais; design de experiência,

Palavras-chave: design de interação; ux writing; redação para interfaces digitais; design de experiência,

DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-64

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

COSTA, Tainara Serra; CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque; "O crescimento do estudo em ux writing para interfaces digitais ao longo dos anos", p. 995-1007 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-64

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações