Novembro 2024 vol. 12 num. 4 - 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP
Artigo - Open Access.
O Curso Técnico em Artes Gráficas e o ensino de Design no Brasil
The Technical Course in Graphic Arts and the Teaching of Design in Brazil
SOARES, Rodrigo Venturini ; COSTA, Eduardo Augusto ;
Artigo:
"Muitos pesquisadores e autores acreditam que o ensino do design no Brasil teve seu início com a fundação do curso superior de Desenho Industrial da ESDI no Rio de Janeiro, ignorando possíveis cursos que existiram ou existiam nos outros níveis de ensino do país. Este olhar é corroborado, em 1988, pelas 25 instituições de ensino superior, responsáveis por ministrar os cursos de Desenho Industrial no Brasil, que participaram do workshop “O ensino do design nos anos 90” e apresentaram, ao final do evento, a Carta de Canasvieiras. O documento lançado no final do evento tinha como objetivos incitar a melhoria do ensino do design no Brasil por meio da criação da Associação Brasileira de Ensino do Design – ABED e levar ao público uma proposta de revisão da denominação da atividade, buscando oficializar o termo Design, bem como suas derivações Design Industrial e Design Gráfico. Para atingir os objetivos, o documento apresentava 32 proposições, sendo que duas delas citavam o ensino de design no 2º grau (a primeira e a quarta proposição). A primeira proposição declara que o uso das denominações Design, Desenho Industrial, Comunicação Visual, Desenho de Produto e Projeto de Produto ficam restritas ao 3º grau de ensino, tendo como justificativa “evitar uma falsa habilitação ao 2º grau” e possíveis dúvidas quanto à qualificação profissional exigida para a função. A quarta proposição propõe que seja encaminhado ao MEC recomendações que incentivem a criação e o aperfeiçoamento dos cursos técnicos do 2º grau, para habilitarem seus alunos nas técnicas de representação e detalhamento de projetos sob a supervisão de designers, deixando claro que esses cursos de nível médio não habilitam o aluno a desenvolver projetos. Como contraponto a Carta de Canasvieiras de 1988 e a um argumento corrente nos estudos feitos sobre o ensino do design no Brasil, esta apresentação visa realizar uma análise sobre o ensino do design gráfico nas escolas técnicas profissionais, tendo como foco do estudo o Curso Técnico em Artes Gráficas do Colégio Industrial de Artes Gráficas de São Paulo fundado pelo Senai, em parceria com a União e a Prefeitura no ano de 1971. A questão central a ser enfrentada está relacionada à habilitação de produção visual gráfica, ministrada para os alunos do curso técnico em artes gráficas, e se o que era realizado nas aulas dessa habilitação tinha caráter prático projetual ou limitava-se à cópia de projetos já realizados por outros designers. A pesquisa está no seu estágio final de levantamento de dados e busca por fontes primárias que auxiliarão a responder à questão central do estudo, bem como na fase de tratamento dos dados coletados e escrita da dissertação. Os métodos de pesquisa utilizados para se alcançar os objetivos propostos são por meio de livros, artigos acadêmicos e material documental coletado nos acervos dos Senai-SP e no acervo técnico da Escola Senai Theobaldo de Nigris, sendo eles confrontados com as entrevistas realizadas com ex-professores e ex-alunos que ali se formaram. Os principais desafios da pesquisa estão na localização das documentações necessárias para responder à questão central e na busca por ex-alunos que estudaram na escola nos anos iniciais da sua abertura. "
Artigo:
"Many researchers and authors assert that design education in Brazil originated with the establishment of the Industrial Design degree program at ESDI in Rio de Janeiro. However, they often overlook the possibility of earlier courses existing at other educational levels within the country. This perspective was reinforced in 1988 by 25 higher education institutions offering Industrial Design programs, who participated in the ""Design Teaching in the 1990s"" workshop and subsequently presented the Canasvieiras Charter. The Canasvieiras Charter aimed to foster improvements in design education in Brazil through the creation of the Brazilian Association for Design Education (ABED) and to propose a revision of the terminology used to describe design activities. The goal was to establish ""Design"" as an official term, along with its derivatives, Industrial Design and Graphic Design. To achieve these objectives, the charter outlined 32 proposals, two of which addressed design education at the secondary level. The first proposal stipulated that the terms Design, Industrial Design, Visual Communication, Product Design, and Product Project should be restricted to tertiary education. The rationale behind this restriction was to avoid confusion regarding qualifications and ensure that secondary education programs did not falsely represent themselves as providing professional-level design training. The fourth proposal suggested that recommendations be sent to the Ministry of Education (MEC) to encourage the development and enhancement of technical courses at the secondary level. These courses would aim to equip students with the skills necessary for representing and detailing design projects under the guidance of designers. It was emphasized that these secondary-level courses would not qualify students to independently develop design projects. In contrast to the 1988 Canasvieiras Letter and the prevailing argument in studies on design education in Brazil, this paper seeks to analyze the teaching of graphic design in vocational technical schools, focusing on the Technical Course in Graphic Arts at the Industrial College of Graphic Arts of São Paulo, founded by Senai in partnership with the Union and the City Hall in 1971. The central question to be addressed is whether the qualification in visual graphic production offered to students of the technical course in graphic arts was characterized by practical design activities or was limited to replicating existing projects created by other designers. The research is currently in its final stages, involving data collection, the search for primary sources to support the central research question, data analysis, and dissertation writing. The research methods employed to achieve the proposed objectives include the analysis of books, academic articles, and documentary materials gathered from the Senai-SP archives and the technical archive of the Senai Theobaldo de Nigris School. These sources are complemented by interviews with former teachers and students at the school. The primary challenges encountered in the research have been locating the necessary documentation to answer the central question and identifying former students who attended the school during its early years."
Palavras-chave: Ensino Profissional; Design Gráfico; Senai; Técnico em Artes Gráficas; Produção Visual Gráfica,
Palavras-chave: Vocational Education; Graphic Design; Senai; Graphic Arts Technician; Graphic Visual Production,
DOI: 10.5151/8spdesign-041
Referências bibliográficas
- [1] "CARVALHO, Ana Paula Coelho de Carvalho. O ensino paulistano de design: A formação das escolas pioneiras: origens, contextos e relações. São Paulo, Blucher, 2015. 360 p.
- [2] FONSECA, Celso Suckow da. História do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro: SENAI/DN, 1986. 5 v.
- [3] NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 1998. 126 p.
- [4] SOARES, Rodrigo Venturini; O curso Técnico em Artes Gráficas e sua especialização em Produção Visual Gráfica, p. 1044-106 In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
- [5] WORKSHOP O ENSINO DO DESIGN NOS ANOS 90, 1., 1988, Florianópolis, SC. Carta de Canasvieiras. Florianópolis, SC, 1988."
Como citar:
SOARES, Rodrigo Venturini; COSTA, Eduardo Augusto; "O Curso Técnico em Artes Gráficas e o ensino de Design no Brasil", p. 152-155 . In: Anais do 8º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/8spdesign-041
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