ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O DESENHO UNIVERSAL NA HABITAÇÃO UNIFAMILIAR: REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO PROJETUAL

O DESENHO UNIVERSAL NA HABITAÇÃO UNIFAMILIAR: REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO PROJETUAL

MACIEL, Ana Maria M. ;

ARTIGO COMPLETO:

Neste artigo são apresentadas, reflexões e resultados acerca de uma experiência didática de um conjunto de vivências realizadas de forma interdisciplinar pelas disciplinas de Projeto de Arquitetura II, Maquetes e Desenho Universal. O objetivo da escolha da atividade foi o de instrumentalizar e sensibilizar os alunos da relevância técnica e social do tema, através da conscientização acerca da inclusão social e da promoção e reflexão sobre a importância do espaço sem barreiras físicas e ou atitudinais. Baseada na metodologia ativa Problem Based Lern – PBL, os estudos chegaram a resultados variados de aprofundamento nas propostas, porém os resultados foram considerados satisfatórios.

ARTIGO COMPLETO:

In this article, reflections and results are presented about a didactic experience of a set of experiences carried out in an interdisciplinary way by the disciplines of Architectural Design II, Models and Universal Design. The objective of choosing the activity was to equip and sensitize students to the technical and social relevance of the topic, through awareness of social inclusion and promotion and reflection on the importance of space without physical and/or attitudinal barriers. Based on the active Problem Based Lern – PBL methodology, the studies reached varying results in deepening the proposals, but the results were considered satisfactory.

Palavras-chave: Design Universal; Acessibilidade; Projeto Arquitetônico; Ensino de Projeto,

Palavras-chave: Universal Design; Accessibility; Architectural project; Project Teaching,

DOI: 10.5151/eneac2024-831758

Referências bibliográficas
  • [1] "ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.caurn.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/ABNT-NBR-9050-15- Acessibilidade-emenda-1_-03-08-2020.pdf. Acesso em: 27 mar. 2022.
  • [2] BRASIL. Lei Federal nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 25 mar. 2024.
  • [3] BRASIL. Decreto nº 9.451, de 26 de julho de 2018. Regulamenta o art. 58 da Lei nº 1146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9451.htm. Acesso em: 25 mar. 2024.
  • [4] CONNELL, B. R. et al. Universal Design Principles: The Center for Universal Design Environments and Products for All People. Raleigh: NC State University, The Center for Universal Design, 1997.
  • [5] DORNELES, Vanessa et al. Ensino de desenho universal em cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil. In: MONT’ALVÃO, Cláudia; VILLAROUCO, Vilma (Orgs.). Um novo olhar para o projeto: a ergonomia no ambiente construído – Recife: Editora UFPE, 2014. 247p.
  • [6] FULGÊNCIO, Vinícius; VILLAROUCO, Vilma. A acessibilidade em projetos habitacionais de interesse social: uma experiência de ensino no curso técnico de edificações do IFBA – campus Feira de Santana, p. 164-175. In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc. Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1. São Paulo: Blucher, 2015.
  • [7] GINGRICH, Paul. Critical Theory. Regina, Canadá: University of Regina, Department of Sociology and Social Studies, 2000. Disponível em: https://uregina.ca/~gingrich/m900.htm. Acesso em: 13 maio 2022.
  • [8] GUIMARÃES, Marcelo Pinto. Writing poetry rather than structuring grammar: notes for the development of Universal Design in Brazil. In: PREISER, Wolfgang F. E.; SMITH, Korydon H. (org.). Universal Design Handbook. Nova Iorque: McGraw-Hill, 2011.
  • [9] KOWALTOWSKI, Dóris et al. Arquitetura escolar e seu processo de projeto. In: Dóris C.C.K. Kowaltowski, Daniel de Carvalho Moreira, João R. D. Petreche, Mário M. Fabricio (Orgs.). O processo do projeto em arquitetura. São Paulo: Oficina de textos, 2011.
  • [10] NIEMEYER, Oscar.1907 - Conversa de Arquiteto/ Oscar Niemeyer. - Rio de Janeiro: Revan, maio de 1999, 4ª. Edição.
  • [11] SÃO PAULO (PREFEITURA). Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano. Comissão Permanente de Acessibilidade. Manual de Desenho Universal: habitação de interesse social. São Paulo, nd.
  • [12] STEINFELD, E.; MAISEL, J. L. Universal Design Creating Inclusive Environments. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc., 20
  • [13] TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva de experiência. Londrina, Paraná: Eduel, 2013"
Como citar:

MACIEL, Ana Maria M.; "O DESENHO UNIVERSAL NA HABITAÇÃO UNIFAMILIAR: REFLEXÕES SOBRE O EXERCÍCIO PROJETUAL", p. 1020-1028 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831758

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações