Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
O desenvolvimento da Inteligência Coletiva a partir do uso das redes sociais no ensino do Design
The development of Collective Intelligence from the use of social networking in teaching Design
NEVES, Renata de Assunção ; FARBIARZ, Jackeline Lima ;
Artigo:
Este artigo foi desenvolvido como prática reflexiva construída a partir da vivência na disciplina Docência em Design, parte do Programa de Pós-graduação da PUC-Rio. Durante a disciplina, os alunos foram convidados a refletir sobre as metodologias atuais utilizadas no ensino do Design e as realidades emergentes na sociedade. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo contribuir com o debate acerca do desenvolvimento de competências com estratégias de ensino-aprendizagem no curso de Design, principalmente o desenvolvimento da inteligência digital, inteligência coletiva e aprendizagem colaborativa, mediada pelo uso das redes sociais como ferramentas de aprendizagem. Ele tem como base teórica os conceitos de cibercultura e inteligência coletiva de Pierre Levy e foi construído a partir de uma revisão de literatura acerca do tema. Concluiu-se que é necessário um novo olhar para a atuação do designer em uma sociedade emergente, utilizando ferramentas tecnológicas como instrumento de desenvolvimento de competências.
Artigo:
This article was developed as a reflective practice built from the experience in the discipline
Palavras-chave: Inteligência Coletiva; Redes Sociais, Ensino do Design.,
Palavras-chave: Collective Inteligence; Social Networks; Education of Design.,
DOI: 10.5151/ped2022-7992645
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Como citar:
NEVES, Renata de Assunção; FARBIARZ, Jackeline Lima; "O desenvolvimento da Inteligência Coletiva a partir do uso das redes sociais no ensino do Design", p. 3969-3981 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-7992645
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