Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O desenvolvimento da Inteligência Coletiva a partir do uso das redes sociais no ensino do Design

The development of Collective Intelligence from the use of social networking in teaching Design

NEVES, Renata de Assunção ; FARBIARZ, Jackeline Lima ;

Artigo:

Este artigo foi desenvolvido como prática reflexiva construída a partir da vivência na disciplina Docência em Design, parte do Programa de Pós-graduação da PUC-Rio. Durante a disciplina, os alunos foram convidados a refletir sobre as metodologias atuais utilizadas no ensino do Design e as realidades emergentes na sociedade. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo contribuir com o debate acerca do desenvolvimento de competências com estratégias de ensino-aprendizagem no curso de Design, principalmente o desenvolvimento da inteligência digital, inteligência coletiva e aprendizagem colaborativa, mediada pelo uso das redes sociais como ferramentas de aprendizagem. Ele tem como base teórica os conceitos de cibercultura e inteligência coletiva de Pierre Levy e foi construído a partir de uma revisão de literatura acerca do tema. Concluiu-se que é necessário um novo olhar para a atuação do designer em uma sociedade emergente, utilizando ferramentas tecnológicas como instrumento de desenvolvimento de competências.

Artigo:

This article was developed as a reflective practice built from the experience in the discipline , part of the . During the course, students were invited to reflect on the current methodologies used in the teaching of Design and the emerging realities in society. Therefore, this article aims to contribute to the debate about the development of competences with teaching-learning strategies in the Design course, especially the development of digital intelligence, collective intelligence and collaborative learning, mediated by the use of social networks as tools of learning. It is theoretically based on Pierre Levy's concepts of cyberculture and collective intelligence and was built from a literature review on the subject. It was concluded that a new look is needed for the role of the designer in an emerging society, using technological tools as an instrument for developing skills.

Palavras-chave: Inteligência Coletiva; Redes Sociais, Ensino do Design.,

Palavras-chave: Collective Inteligence; Social Networks; Education of Design.,

DOI: 10.5151/ped2022-7992645

Referências bibliográficas
  • [1] BEMBEM, Angela Halen Claro; COSTA, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da. Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Lévy. In: Perspectivas em Ciências da Informação, v.18, n.4, p.139-151, out/dez 2013.
  • [2] COELHO, Fernando Miguel Teixeira da Silva et al. O professor cíbrido: o Instagram como mídia de apoio à educação no ensino superior. In: Revista Intercâmbio, v.XLV: 52-69, 2020. São Paulo: LAEL/PUCSP
  • [3] DICK, Maurício Elias. Relevância e aderência do mobile learning no Ensino Superior brasileiro: uma percepção estudantil em um curso de Design. In: Revista Brasileira de Informática e Educação – RBIE, vol. 27, n. 3, p.191-211, 2019
  • [4] DOMINGOS FILHO, César Augusto et al. Ergonomia, design e gamificação como instrumentos para a educação. In: HFD, vol. 9, n. 17, p. 163-18 Joinville (SC): Blucher, mar 2019
  • [5] GABRIEL, Martha. Educ@r: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013
  • [6] GALANEK, J.; GIERDOWSKI, D.; CHRISTOPHER BROOKS, D. ECAR Study of Undergraduate Students and Information Technology, 2018. Research report. Louisville: ECAR. Disponível em: https://www.educause.edu/ecar/research-publications/ecar-study-of-undergraduate-students-and-information-technology/2018/introduction-and-key-findings. Acesso em: 21 maio 2019.
  • [7] GALLARDO-LOPEZ, José Alberto; LOPEZ-NOGUERO, Fernando. Twitter como recurso metodológico en Educación Superior: una experiencia educativa con estudiantes de Trabajo Social. Alteridad,  Cuenca ,  v. 15, n. 2, p. 174-189,  2020.  
  • [8] GIRAFFA, Lucia M. M. Jornada nas escol@s: a nova geração de professores e alunos. In: Tecnologias, sociedade e conhecimento, vol. 1, n. 1. Campinas (SP): Unicamp, nov/2013
  • [9] HEEMANN, A.; LUGLI, D. Human-centered design e student-centered learning: projetando para a experiência da educação. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 12, Belo Horizonte, 2016. Anais do 12o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo, 2016. p. 2200-2211.
  • [10] HUMANTECH. Crowdlearning: inteligência coletiva a serviço de por todos. Blog O Conhecimento, São Paulo, 14/02/2012
  • [11] JUNQUEIRA, José Carlos. Auto-organização, Inteligência Coletiva e cocriação: fundamentos e estudos de caso. Tese (doutorado), PPG Tecnologia da Inteligência e Design Digital. São Paulo: PUC-SP, 2014
  • [12] LÉVY, Pierre. (2019). Inteligência coletiva: benefícios e riscos da educação conectada e tecnológica [Livro de apoio à disciplina de Inteligência Coletiva, lecionada na PUC-RS
  • [13] MÁXIMO, Maria Helena. No desligar das câmeras: experiências de estudantes de ensino superior com o ensino remoto no contexto da Covid-19. In: Civitas: Revista de Ciências Sociais, vo. 21, n. 2, p. 235-247, maio-ago. 2021
  • [14] MORAES, Marina et al. A colaboração no ensino do design: reflexões sobre aplicação em disciplina teórica. In: Anais do 13 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). Joinville (SC): Blucher, mar 2019
  • [15] OLIVEIRA, Isadora Franco; SOARES JUNIOR, Glauber. Educação nas redes sociais: o ensino do design e da moda através das páginas do instagram. In: Colóquio Internacional de Design, edição 2020.
  • [16] PEREIRA, Marcelo Fernandes. A ubiquidade computacional como ferramenta de ensino projetual em Design. Tese (douturado), PPG Design. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2012
  • [17] SILVA, Daniel Maciel Costa da; MIRANDA, Carlos Eduardo. Aprendizado colaborativo em redes sociais: uma reflexão sobre as possibilidades de contribuição do design. In: Anais do 12 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2016). Belo Horizonte: Blucher, out 2017
  • [18] YUE, Audrey et al. Developing and Indicator Framework for Digital Wellbeing: Perspectives from Digital Citizenship. In: NUSCTIC Working Paper Series No. 1, Singapura: DQ Institute, nov 2021.
  • [19] ZAIDAN, Fernando. Você sabe o que é estigmergia? Blog Itforum, São Paulo, 14/08/2013
Como citar:

NEVES, Renata de Assunção; FARBIARZ, Jackeline Lima; "O desenvolvimento da Inteligência Coletiva a partir do uso das redes sociais no ensino do Design", p. 3969-3981 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-7992645

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações