Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO E A USABILIDADE: UMA PROPOSTA DE APLICATIVO PARA CELULAR

THE USER CENTERED DESIGN AND USABILITY: APROPOSAL FOR MOBILE APPLICATION

Araujo, Jéssica ; Pereira, Milena ; Sousa, Victor Gabriel ; Campos, Lívia Flávia ;

Artigo Completo:

Este artigo relata o desenvolvimento e avaliação, com foco no Design Centrado no Usuário e usabilidade, da interface de um jogo. Foi utilizada uma abordagem participativa. Foi desenvolvido o layout e por fim um protótipo do aplicativo. Os resultados apontam que através da abordagem participativa pode-se permitir uma melhor adaptação às necessidades dos usuários.

Artigo Completo:

This article reports on the development and evaluation, focusing on User Centered Design and usability, of the interface of a game. A participatory approach was used. The layout was developed and finally a prototype application. The results indicate that through the participatory approach one can allow a better adaptation to the needs of the users.

Palavras-chave: usabilidade, design, aplicativo,

Palavras-chave: usability, design, mobile app,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0205

Referências bibliográficas
  • [1] BARANAUSKAS, M. C. C.; ROCHA, H. V. Design e Avaliação de Interface Homem-Computador. São Paulo: UME-USP, 2000.
  • [2] BRANDÃO, Eduardo Rangel & MORAES, Anamaria de. Publicidade on-line, ergonomia e usabilidade: o efeito de seis tipos de banner no processo humano de visualização do formato do anúncio na tela do computador e de lembrança da sua mensagem. Dissertação (Mestrado)-PUC-RIO, Rio de Janeiro, 2006.
  • [3] CABRAL, Isabela & COUTO, Bernardo.Aascensão dos jogos mobile. In: Eclética, PUC-RIO. Rio de Janeiro – RJ, 2014.
  • [4] COUTINHO, Gustavo Leuzinger. A Era dos Smartphones: Um estudo Exploratório sobre o uso dos Smartphones no Brasil. Tese (Dissertação) - Universidade de Brasília, Brasília, 201
  • [5] CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz & FAUST, Richard.Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. 2 ed. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
  • [6] DIAS, Cláudia. Avaliação de Usabilidade: conceitos e métodos. Disponível em . Acesso em 01 Abril de 201
  • [7] FERREIRA, Kátia Gomes. Teste de Usabilidade. Tese( Dissertação) - Universidade Federal De Minas Gerais. Belo Horizonte – MG, 2002.
  • [8] HIX, Deborah e HARTSON, H. Rex.Developing User Interfaces, Ensuring Usability Through Product & Process. New York: p. 3. John Wiley& Sons, Inc., 1993.
  • [9] JAKOB, Nielsen, Usabilty Engineering, Morgan Kaufmann, Inc. San Francisco, 1993
  • [10] KULPA, Cínthia Costa; PINHEIRO, Eluza Toledo e DA SILVA, Régio Pierre. A influência das cores na usabilidade de interfaces através do design centrado no comportamento cultural do usuário. In: Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, Número Especial, p.119-136,out: 2011.
  • [11] LOUREIRO, Eduardo Pinheiro. Design centrado no usuário e as limitações do mercado de produtos interativos: Pesquisa e análise sobre indicadores para uma conciliação entre pesquisa e mercado. Dissertação (Pós-Graduação). PUC-MG, Belo Horizonte – MG, 2008.
  • [12] MOREIRA, Fábio Eduardo. Desenvolvimento de jogos eletrônicos multiusuário para dispositivos móveis. Dissertação (graduação) - Faculdade Farias Brito. Fortaleza – CE, 2011.
  • [13] NEIL, T. Padrões de Design para aplicativos móveis. São Paulo: NOVATEC Editora; Sebastopol: O’Riley, 2012.
  • [14] PADOVANI, S. & RIBEIRO, M. A. Cardsorting: adaptação da técnica para aplicação ao design de sistemas de informação não digitais. São Paulo | v. 10 | n. 3 [2013], p. 293 – 312.
  • [15] PASSOS, Jaire Ederson. Metodologia para o design de interface de ambiente virtual centrado no usuário. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre - RS, 2010.
  • [16] PEREIRA, Wallas Andrade. Eddy: demo de um jogo para telefone celular. Dissertação (graduação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista – BA, 2012.
  • [17] PORTO, Fabiano. Aplicativos Mobile: definições, história e previsões. In: TecTriade Brasil – Estratégia e Inteligência Digital. Nov. 2012.
  • [18] SANTA ROSA, José Guilherme & MORAES, Anamaria. Avaliação e Projeto no Design de Interfaces.Teresópolis, RJ: 2AB, 2010.
  • [19] SNYDER, Carolyn. Paper Prototyping: The fast and easy way to define user interfaces. San Francisco: Morgan Kaufmann Publishers, 2003.
  • [20] RUBIN, Jeffrey. Handbook of Usability Testing: How to Plan, Design and Conduct Effective Tests. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1994.
  • [21] WODTKE, C.; GOVELLA, A. Information Architecture: Blueprints for the Web.Berkeley: New Riders, 20
Como citar:

Araujo, Jéssica; Pereira, Milena; Sousa, Victor Gabriel; Campos, Lívia Flávia; "O DESIGN CENTRADO NO USUÁRIO E A USABILIDADE: UMA PROPOSTA DE APLICATIVO PARA CELULAR", p. 1943-1954 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0205

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações