Outubro 2021 vol. 9 num. 1 - 10º Congresso Internacional de Design da Informação e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design
Full Paper - Open Access.
O Design da Informação em ambientes digitais de museus do feminino: um recurso convergido à Ciência da Informação
Information Design in digital environments of women's museums: a converged resource with Information Science
Silva, Stephanie Cerqueira ; Jorente, Maria José Vicentini ;
Full Paper:
Os museus do feminino exercem papéis significantes para discussões sociais, e seus acervos incorporaram diálogos de temáticas relevantes para a sociedade. A disponibilização deles na Web favorece a construção de narrativas visuais pela diversidade de linguagens de suas representações. Assim, o objetivo geral foi contextualizar os conceitos e definições do Design da Informação, interdisciplinar à Ciência da Informação, a fim de identificar contribuições para a organização e apresentação da informação em acervos digitais de museus do feminino por meio das convergências multimodais. O estudo foi de natureza qualitativa do tipo descritivo-exploratório, com levantamento bibliográfico relacionado ao Design da Informação e à Ciência da Informação em acervos digitais desses museus. Ao correlacionar os dados da coleta com as estratégias e recursos do Design da Informação articulados com práticas da Ciência da Informação, verificou-se que os filtros de busca e os pontos de acesso de assunto são possibilidades de affordances, que, quando inseridas nesses ambientes, podem atuar e transformar as zonas estáticas em propriedades de possíveis ações. Considera-se que a organização e a apresentação eficiente, efetiva e eficaz da informação na Web, entendidas como estratégia do Design da Informação, são necessárias para que estimulem expressões e ideias provocadoras de diálogos por meio de propostas funcionais de acesso e de compartilhamento.
Full Paper:
Women's museums take on significant roles for generating social discussions, and their collections have incorporated dialogues of themes relevant to society. Their availability on the Web favors the construction of visual narratives due to the diversity of languages of their representations. The general objective was to contextualize the concepts and definitions of Information Design, interdisciplinary to Information Science, to identify contributions to the organization and presentation of information in women's museums digital collections through the multimodal convergences. The study was of qualitative approach based on the descriptive-exploratory type, with bibliographic studyrelated to the Information Design and the Information Science in digital collections of these museums. When correlating the data collect with the strategies and resources of the Information Design articulated with CI practices, it was found that the search filters and the subject access points are possibilities of affordances which can act and transform the static zones into properties of possible actions, when inserted in these environments. The study concluded that the efficient, effective and effective information organization and presentation on the Web, understood as a strategy of the Information Design, are necessary so that they stimulate expressions and ideas that provoke dialogues through functional proposals of access and sharing.
Palavras-chave: Design da Informação, representação imagética, museu do feminino, estudos de gênero,
Palavras-chave: Information Design, image representations, Women’s museums, genre studies,
DOI: 10.5151/cidicongic2021-083-355302-CIDI-Sociedade_ac.pdf
Referências bibliográficas
- [1] "Araújo, C. A. A. (2018). O que é Ciência da Informação. Belo Horizonte, KMA.
- [2] Barthes, R. (1977). Rethoric of the image. In S. Heath, Image, music, text (pp. 32-51). Hammersmith: Fontana Press.
- [3] Benjamin, W. (1987). A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In W. Benjamin, Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literature e história da cultura (pp. 165-196). São Paulo: Brasiliense.
- [4] Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review. Disponível em https://readings.design/PDF/Tim%20Brown,%20Design%20Thinking.pdf.
- [5] Canclini, N. G. (2007). El poder de las imagénes. Diez preguntas sobre su redistribución internacional. Estudios visuals: ensayo, teoría y crítica de la cultura visual y el arte contemporâneo (pp. 35-56).
- [6] Dondis, D. A. (1997). Sintaxe da linguagem visual. Disponível em http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf.
- [7] Frascara, J. What’s information design. In J. Frascara (Ed.), Information design as principled action (pp. 5-56). Illinois: Common Ground Publishing LLC.
- [8] Garrido, R. C., & Gómez, A. N. Género em red: seis años de Patrimonio en Femenino.
- [9] Ministerio de educación, cultura y deporte. La memoria feminina: mujeres en la historia, historia de las mujeres (pp. 79-86). Espanha: Iberomuseos
- [10] Garret, J. J. (2003). The elements of User Experience. New York: AIGA; American Institute of Graphic Arts.
- [11] Horn, R. E. (1999). Information Design: emergence of a new profession. In R. E. Jacobson, Information Design (pp. 15-34). Cambridge, Massachussetts: MIT Press.
- [12] IAWM. (2021a). List of Women’s Museums. Disponível em https://iawm.international/?page_id=21
- [13] IAWM. (2021b). The history of IAWM. Disponível em https://iawm.international/?page_id=17
- [14] IIID. (2007). idX Information Design Core Competencies: what information designers know and can do. Austria: IIID, 2007. Disponível em https://www.iiid.net/idx-information-design-core-competencies/.
- [15] Jorente, M. J. V. (2015). Tecnologias e Design da Informação: interdisciplinaridades e novas perspectivas para a Ciência da Informação. Bauru: Canal 6.
- [16] Jorente, M. J. V., Nakano, N., & Padua, M. C. (2020). A emergência do Design da Informação na contemporaneidade da Ciência da Informação. 2 ed. Marília: Oficina Universitária.
- [17] Lupton, E. (2020). Design como storytelling. Osasco: Gustavo Gil.
- [18] NWAM. Collection. Disponível em https://nmwa.org/art/collection/
- [19] Padua, M. C., Jorente, M. J. V., & Semedo, A. (2019). Design da Informação e ações comunicacionais em websites de museus. In Anais do Congresso Internacional de Design da Informação, 9, 1604-1614. https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-da-informao-e-aes-comunicacionais-em-websites-de-museus-33744
- [20] Patrimonio en Femenino. (2021). La memoria femenina: mujeres en la historia, historia de las mujeres. Disponível em http://www.culturaydeporte.gob.es/cultura/areas/museos/mc/ceres/catalogos/catalogos-tematicos/patrimoniofemenino/memoria-femenina/catalogo.html
- [21] Pettersson, R. (2020). ID Theories. Tullinge: Institute for Infology.
- [22] Portugal, C. (2018). Design, educação e tecnologia. Rio de Janeiro: DTX Digital. Disponível em http://dxtdigital.com.br/det/index.html
- [23] Vaquinhas, I. (2014). Museus do feminine, museologia de género e o contributo da história. Midas, (3), 1-15. https://doi.org/10.4000/midas.603"
Como citar:
Silva, Stephanie Cerqueira ; Jorente, Maria José Vicentini ; "O Design da Informação em ambientes digitais de museus do feminino: um recurso convergido à Ciência da Informação", p. 1077-1090 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidicongic2021-083-355302-CIDI-Sociedade_ac.pdf
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações