Janeiro 2024 vol. 12 num. 1 - 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design | CIDI+CONGIC 2023
CIDI - Open Access.
O design de livros didáticos digitais interativos no formato EPUB 3 e o desafio com os aplicativos de leitura digital
The design of interactive digital textbooks in EPUB 3 format and the challenge with e-readers
CASSARO, JULIANA ; Rezende, Edson José Carpintero ;
CIDI:
O livro didático digital interativo (LDDI) é um importante recurso educacional, advindo da conexão da educação com a tecnologia nos últimos anos. Esta pesquisa classifica-se como aplicada com objetivos explicativos e apresenta o resultado da etapa de testes com aplicativos no projeto de design para implantação do livro didático digital interativo, no formato EPUB 3, na educação à distância do Instituto Federal do Espírito Santo. O objetivo foi compreender a performance e identificar potencialidades e fragilidades do formato e dos aplicativos de leitura. Um protótipo de LDDI foi produzido e testado em 17 aplicativos e 3 sistemas operacionais (Windows, iOS e Android). O resultado mostrou uma diversidade de aplicativos de leitura do formato EPUB 3 gratuitos e uma falta de padrão na leitura do código HTML e CSS pelos e-readers. Outro problema foi o não funcionamento ou a inexistência da opção de fazer ajustes personalizados do layout pelos usuários. Entretanto, o formato EPUB 3 apresentou um grande potencial pois diversifica e amplia as formas de acesso ao conteúdo. E instituições precisam considerar a dependência de um aplicativo para leitura e a diversidade de recursos tecnológicos usados pelos usuários e o impacto na experiência de leitura e de aprendizado do aluno.
CIDI:
The interactive digital textbook is an important educational resource, arising from the connection of education with technology in recent years. This research is classified as applied with explanatory purposes and presents the result of the testing stage with applications, inside the testing stage in the design project for the implementation of the interactive textbook, in EPUB 3 format, in distance education at the Instituto Federal do Espírito Santo. The objective was to understand performance and identify strengths and weaknesses of the format and applications. And LDDI prototype was produced, entitled Mídias para EaD, which was tested in 17 applications and 3 different operating systems (Windows, iOS and Android).
Palavras-chave: formato EPUB, aplicativos de leitura digital, designer, educação,
Palavras-chave: format EPUB, e-readers, design, education,
DOI: 10.5151/cidiconcic2023-33_647309
Referências bibliográficas
- [1] ARAUJO, E. N. O. O ebook animado e interativo reconte - lendo contos, reescrevendo pontos: um produto educacional que utiliza as novas TICS para o desenvolvimento da leitura e produção textual. 2019. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27694. Acesso em: 22 maio. 202
- [2] ASTUTI, O. W.; KUSUMAJANTO, D. D. Development of Electronic Book (E-Book) EPUB-Based for Display Course. JPBM, Malang, v. 3, n. 2, p. 157-164, set. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17977/um003v3i22017p157. Acesso em: 15 maio 2021.
- [3] CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
- [4] CASSARO, J. C. S.; RIBEIRO, R. A. C. Educação e pandemia: a importância do designer educacional e as proximidades do perfil com o designer. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.8, p. 80149-80156, ago. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/34350. Acesso em: 20 jan. 2022.
- [5] CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: UNESP/IMESP, 1998. 160 p.
- [6] EBNER, M.; GAILER, C.; KHALIL, M.; KOPP, M.; LACKNER, E.; RAUNIG, M. Potential of EPUB3 for Digital Textbooks in Higher Education. In Proceedings of Smart Learning Conference, Dubai, UAE, v. 7 n. 9 p. 324-336, mar, 201 Disponível em: https://arxiv.org/abs/16005690. Acesso em: jan. 2020.
- [7] FARBIARZ, A. Entre o linear e não-linear do texto impresso e eletrônico. In: FARBIARZ, J. L. et al. Os lugares do design na leitura. Rio de Janeiro: Editora Novas Ideias, 2008. p. 103-110.
- [8] HARDIYANTO, A. Developing e-book for pre-intermediate gramar In efl classroom. Premise Journal, Lampungv, v. 9, n. 2, p. 129-142, out. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24127/pj.v9i2.305 Acesso em: 10 maio 2021.
- [9] KNOLSEISEN, R. T. Livros digitais: criando maior valor por meio de recursos interativos e multimídia. 2016. Monografia (Graduação em Design) - Curso de Design – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/164595. Acesso em: 20 maio 2021.
- [10] LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A formação da Leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1999. Disponível em: https://docero.com.br/doc/cs80. Acesso em: 8 out. 2019.
- [11] MORAES, D. D. C. D. de. Livro didático e cultura da impressão. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100470&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 set. 2019.
- [12] PIRES, J. de A. A reconstrução do livro: um estudo em design acerca das possibilidades do livro a partir da hipertextualidade eletrônica. Dissertação (Mestrado em design) - Departamento de Artes & Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7228@1. Acesso em: 10 nov. 2019.
- [13] PLUVINAGE, J. Transposição multiplataforma da ironia machadiana: análise da adaptação de conto a igreja do diabo para o livro digital. 2019. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335660. Acesso em: 22 maio 2021.
- [14] PORTUGAL, C. Design, educação e tecnologia. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013.
- [15] SILVA, A. F. O estudo da dimensão social do design sustentável como estratégia para o trabalho do designer na EaD. 2014. XXXf. Dissertação (Mestrado em Design) - Departamento de Pós-graduação em Design, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
- [16] THACKARA, J. In the bubble: designing in a complex world. The MIT Press. Londres: Inglaterra, 2005. Disponível em: http://www.witz.com.br/textos/John%20Thackara%20- %20In%20the%20Bubble%20Designing%20in%20a%20Complex%20World.pdf. Acesso em: 5 out. 2020.
- [17] ZENG, Y. Z.; XU, X. B.; HE, C. G. H. The Influence of E-book Format and Reading Device on Users’ Reading Experience: A Case Study of Graduate Students. Publishing Research Quarterly, v. 32 n. 4, p.319-330, 2016.
Como citar:
CASSARO, JULIANA; Rezende, Edson José Carpintero; "O design de livros didáticos digitais interativos no formato EPUB 3 e o desafio com os aplicativos de leitura digital", p. 502-521 . In: .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidiconcic2023-33_647309
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações