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O Design em Parceria como catalisador de ações: os reflexos em trabalhos de campo

Design in Partnership as a catalyst for actions: reflections on fieldworks

PORTAS, Roberta ; LACHMANN, Marianne ; COUTO, Rita Maria de Souza ; MAMEDE-NEVES, Maria Apparecida Campos ;

Artigo:

O artigo apresenta os reflexos das parcerias no trabalho de campo da dissertação de mestrado “Materiais didáticos e atividades lúdicas em iniciativas de educação e interpretação ambiental”, aprovada em fevereiro de 2022 e a grande mobilização e envolvimento de pessoas que permitiram sua efetivação e enriquecimento, em plena pandemia de COVID 19. São relatados os fatores que motivaram e disseminaram o elevado grau de confiança e comunicação através da rede de parcerias, responsável pelo planejamento, financiamento, produção e entrega de 264 materiais lúdicos para 88 famílias do Bonfim, bairro de Correias, Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Estão também detalhadas as conexões que levaram à constituição da rede e a singularidade de sua estrutura: polos, pontos nodais, fios e agrupamentos, cujo “botar para fazer” em apenas 45 dias alcançou objetivos além dos planejados – tecelagem social de alta complexidade realizada por atores comprometidos com a causa da educação ambiental.

Artigo:

The article presents the reflections of partnership in the fieldworks of the master's thesis "Teaching materials and playful activities in environmental education and interpretation initiatives", approved in February 21, 2022 and the great mobilization and involvement of people who allowed their implementation and enrichment, in the midst of the COVID 19 pandemic. The factors that motivated and disseminated the high degree of trust and communication through the network of partnerships, responsible for the planning, financing, production and delivery of 264 playful materials to 88 families in Bonfim, Correias’ district neighborhood Petrópolis, State of Rio de Janeiro, Brazil. Also detailed are the connections that led to the constitution of the network and the uniqueness of its structure: hubs, nodes, edges and clusters, whose actions in just 45 days achieved goals beyond those planned – social weaving of high complexity carried out by actors committed to the cause of environmental education.

Palavras-chave: Design em parceria; Educação ambiental; Materiais didáticos.,

Palavras-chave: Design in partnership; Environmental education; Teaching materials.,

DOI: 10.5151/ped2022-8457140

Referências bibliográficas
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  • [4] LACHMANN, M.; COUTO, R. M. S.; PORTAS, R. b. Environmental Education in Protected Areas in Petrópolis Rio de Janeiro: children as agents of empathy for and engagement with the cause of nature conservation. In: DRS Learn X Design 2021: 6th International Conference for Design Education Researchers, 2021, Jian, China. Proceedings of the DRS Learn X Design 2021: 6th International Conference for Design Education Researchers. London: Design Research Society, 2021. v. 2. p. 280-293.
  • [5] LACHMANN, M.; COUTO, R. M. S.; PORTAS, R. Materiais didáticos e atividades lúdicas em iniciativas de educação e interpretação ambiental. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 252. 2022.
Como citar:

PORTAS, Roberta; LACHMANN, Marianne; COUTO, Rita Maria de Souza; MAMEDE-NEVES, Maria Apparecida Campos; "O Design em Parceria como catalisador de ações: os reflexos em trabalhos de campo", p. 7041-7060 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-8457140

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