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O design em uma teoria da publicação: explicitando a atividade de configuração da informação no mercado editorial contemporâneo

Design in a theory of publishing: explaining the activity of information configuration in the contemporary publishing industry

Oliveira, Gabriela Araujo Ferraz ; Waechter, Hans da Nóbrega ;

CIDI:

O mercado editorial brasileiro vem passando por transformações relevantes: tanto em sua estrutura – por exemplo, a respeito da divisão do trabalho – quanto em seus resultados – sobre a pluralidade de publicações. No entanto, no campo do Design da Informação, essas discussões são escassas. Assim, esse artigo visa contribuir para o campo ao apresentar uma revisão integrativa de modelos de produção e circulação de publicações. Para isso, apresentaremos os modelos de Darnton (1982), Adam & Barker (2006) e Martins (2007) e discutiremos detalhadamente o modelo apresentado por Bhaskar (2013), uma vez que relaciona a atividade de en-formação (cf. Souza et al., 2016) às outras atividades que compõem o mercado de publicações. Com isso, esperamos contribuir com ferramentas para elaborar a dimensão teórica da configuração da informação.

CIDI:

The Brazilian publishing industry has been undergoing relevant transformations: both in its structure – for example, regarding the division of labor – and in its results – regarding the plurality of publications. However, in the field of Information Design, these discussions are scarce. Thus, this article aims to contribute to the field by presenting an integrative review of publication production and circulation models. For this, we will present the models of Darnton (1982), Adam & Barker (2006) and Martins (2007) and we will discuss in detail the model presented by Bhaskar (2013), since it relates the en-framing activity (cf. Souza et al., 2016) to other activities that make up the publications market. With this, we hope to contribute with tools to elaborate the theoretical dimension of information configuration.

Palavras-chave: publicação, mercado editorial, design de livros,

Palavras-chave: publishing, publishing industry, book design,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-19_650031

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Como citar:

Oliveira, Gabriela Araujo Ferraz; Waechter, Hans da Nóbrega; "O design em uma teoria da publicação: explicitando a atividade de configuração da informação no mercado editorial contemporâneo", p. 301-315 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-19_650031

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