Outubro 2018 vol. 1 num. 4 - I SEMINÁRIO DISCURSO E CULTURA
Resumo - Open Access.
O DISCURSO PEDAGÓGICO NO WHATSAPP E A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO EM GRUPO DE GESTÃO ACADÊMICA
THE PEDAGOGICAL DISCOURSE ON WHATSAPP AND THE CONSTITUTION OF ETHOS DISCUSSION IN ACADEMIC MANAGEMENT GROUP
CARVALHO JÚNIOR, Uilson Nunes de ;
Resumo:
Nosso trabalho propôs analisar como a língua(gem) representa o discurso pedagógico institucionalizado em um grupo de gestão acadêmica no aplicativo WhatsApp de uma escola técnica estadual, atentando-se como o ethos discursivo é constituído e quais seus efeitos de sentido. Para tanto, utilizamos a Análise do Discurso de linha francesa, sobretudo os estudos de Maingueneau (1997, 2005, 2008, 2011, 2015), como também, observamos nessa ambiência os estudos das novas tecnologias da informação de Manuel Castells (2002) e Pierre Lévy (2000, 2003) valendo-se dos novos paradigmas de espaço-tempo da informação.
Resumo:
Palavras-chave: Whatsapp,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/discult2018-15
Referências bibliográficas
- [1] .
Como citar:
CARVALHO JÚNIOR, Uilson Nunes de; "O DISCURSO PEDAGÓGICO NO WHATSAPP E A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO EM GRUPO DE GESTÃO ACADÊMICA", p. 16 . In: Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento (PUC-SP).
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2359-2990,
DOI 10.5151/discult2018-15
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações