Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
artigo - Open Access.
O ENADE do curso de bacharelado em Design: conteúdos específicos
Title of the Paper in English
PISSETTI, Rodrigo Fernandes ;
artigo:
Trienalmente, os estudantes concluintes dos cursos superiores de bacharelado, licenciatura e tecnologia do Brasil são submetidos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O Conceito ENADE é um indicador de qualidade do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e o seu resultado é fator fundamental para a atuação, reputação e interesses pedagógicos e estratégicos das instituições de ensino superior. O exame busca aferir as habilidades e competências do aluno para o exercício da profissão nas questões do componente específico, que representam 75% da nota da prova. Partindo da leitura de todos os exames até o momento aplicados aos cursos de bacharelado em Design, a presente pesquisa faz uma resumida e analítica descrição dessas questões, categorizando os seus conteúdos nas disciplinas curriculares em que são estudados e hierarquizando-os de acordo com a recorrência. A bibliografia fonte das informações e conceitos, citada nos enunciados das questões, também é apresentada e analisada.
artigo:
Triennially, the graduating students from undergraduate programs in Brazil are submitted to the National Exam on Students´ Performance (ENADE), which results are the fundamental factor to the acting and reputation of higher education institutions. The exam aims to assess the abilities and competences of the academics to the professional exercise with specific questions that represents 75% of the test grade. Starting from the reading of the exams applied until the moment to the Bachelor’s in Design courses, the present research makes an analytical description of those specific questions, categorizing the contents by disciplines of study and hierarchizing them according to the recurrence.
Palavras-chave: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE); bacharelado em Design; componente específico,
Palavras-chave: National Exam on Students´ Performance (ENADE); bachelor's degree in Design; specific component,
DOI: 10.5151/ped2018-2.1_ACO_14
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
PISSETTI, Rodrigo Fernandes; "O ENADE do curso de bacharelado em Design: conteúdos específicos", p. 546-558 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-2.1_ACO_14
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações