Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

O ENSINO DA TIPOGRAFIA NO CONTEXTO DOS CURSOS DE DESIGN: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA

Meürer, Mary Vonni ; Gonçalves, Berenice Santos ;

Artigo Completo:

O presente estudo teve por objetivo compreender o contexto do ensino da tipografia nos cursos de design. Os objetivos específicos visavam: traçar um breve panorama do ensino da tipografia no Brasil e analisar, sob a ótica do professor, como o ensino da tipografia é tratado tendo em vista: os conteúdos abordados, as estratégias adotadas e as dificuldades percebidas. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa, adotou-se a técnica de entrevista aplicada a um grupo de professores vinculados a cursos de design em 7 instituições de ensino superior. Os resultados mostraram que a Tipografia consta como disciplina específica na maioria dos cursos, mas não é abordada como um todo, tendo ênfase a meso e a macrotipografia. As tecnologias não interferem muito na dinâmica do ensino.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design; contexto de ensino; tipografia,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0244

Referências bibliográficas
  • [1] ALVARES, Maria Regina. Ensino do Design: A Interdisciplinaridade na Disciplina de Projeto em Design. Florianópolis, UFSC, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2004.
  • [2] ANASTASSAKIS, Zoy. Triunfos e impasses: Lina Bo Bardi, Aloisio Magalhães e a institucionalização do design no Brasil. /Zoy Anastassakis. Rio de Janeiro: UFRJ/Museu Nacional/PPGAS, 2011.
  • [3] CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
  • [4] ESTEVES, Ricardo. Design Brasileiro de Tipos Digitais: Elementos que se articulam na formação de uma prática profissional. Dissertação. Escola Superior de Desenho Industrial. Rio de Janeiro, 2010.
  • [5] FARIAS, Priscila Lena; GOUVEIA, Anna Paula Silva; OLIVEIRA, José Alves. Tipografia e design gráfico: um relato de uma experiência didática. In: 3o Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2005, Rio de Janeiro.
  • [6] FARIAS, Priscila Lena. Tipografia Digital: o impacto das novas tecnologias. 4ª ed. Teresópolis: 2AB, 2013.
  • [7] HELLER, Steven. The education of a typographer. New York: Altworth Press, 2004.
  • [8] LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editors estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
  • [9] MERRIAM. S. B. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco (CA): Jossey-Bass. 1998.
  • [10] NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: Origem e Instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 2007
  • [11] SILVEIRA, Aline. Design de tipos em Pernambuco: estudo de uma situação de ensino. Dissertação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2014.
  • [12] STÖCKL, Hartmut. Typography: body and dress of a text – a signing mode between language and image. In: Visual Comunication, v. 4, n.2, p.204-214, 2005
  • [13] TAYLOR, Steven; BOGDAN, Robert. Introduction to qualitative research methods : the search for meaning. New York: Wiley, 1984.
Como citar:

Meürer, Mary Vonni; Gonçalves, Berenice Santos ; "O ENSINO DA TIPOGRAFIA NO CONTEXTO DOS CURSOS DE DESIGN: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA", p. 2844-2855 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0244

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações