Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O ensino de projeto de arquitetura com ênfase na acessibilidade

The teachin of architecture project with emphasis on accessibility

Lobo, Haziel Pereira ;

Artigo completo:

O ensino de arquitetura nas disciplinas de projeto vem passando por novas discussões quanto aos métodos de ensino e desafios em sala de aula em meio à expansão das universidades e qualificação dos docentes. Uma das grandes questões são as estratégias de ensino referentes à acessibilidade. Por em debates conteúdos acerca do dimensionamento adequado de espaços para a saúde humana é essencial na arquitetura. Projetar ambientes que se adequam as normas de acessibilidade, visando o bem-estar dos usuários presentes a partir do trabalho de pesquisa instigado pelo professor é ainda um desafio que se mostra cada vez mais necessário. Além da investigação, existem abordagens psicopedagógicas que podem ser usadas em sala de aula, levando em consideração que não basta apenas passar conteúdos referentes as normas de dimensionamento espacial, mas a própria forma de conduzir uma aula deve levar em conta as dificuldades de aprendizado que os discentes podem vir a ter. Sendo assim, a presente pesquisa tem por objetivo fazer uma reflexão sobre possíveis caminhos que podem ser adotados no ensino de projeto de arquitetura com ênfase na acessibilidade. Busca-se pôr em discussão métodos pedagógicos de ensino e ampliar o campo de pesquisa quanto a acessibilidade arquitetônica no ambiente de ensino.

Artigo completo:

The teaching of architecture in the project disciplines has passing for new discussions about the methods of teaching and challenges in the classroom along the expansion of the university and the professor’s qualification. One of the great questions are the strategies of the teaching regarding to accessibility. Put in discussion contents concerning for proper sizing of the spaces for heath human is essential in architecture. Design spaces that suit in accessibility norms, thinking in the welfare’s people with an investigation’s work instigated for the professor is yet a challenge that show up necessary. Beyond investigation, there are psych pedagogical approaches that can be used in the classroom, considering that it’s not enough to pass the contents regarding spatial sizing standards, but the same way to conduct a class must take into account the difficulties of learning that the students may have. Thus, the present research have for main goal make a reflection about the possible ways that can be adopted in the project’s teaching of architecture with emphasis on accessibility. Search put in discussion pedagogical methods of teaching and enlarge and expand the research field regarding accessibility in the teaching environment.

Palavras-chave: ensino de projeto, acessibilidade, métodos de análise de projeto, abordagens psicopedagógicas,

Palavras-chave: project teaching, accessibility, project analysis methods, psych pedagogical approaches,

DOI: 10.5151/eneac2020-34

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Lobo, Haziel Pereira; "O ensino de projeto de arquitetura com ênfase na acessibilidade", p. 343-352 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2020-34

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações