Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O ensino do design de tipos nas universidades públicas brasileiras: mapeamento e apontamentos

The teaching of type design in Brazilian public universities: mapping and notes

Cunha, Luiza Falcão Soares ; Coutinho, Solange ; Aragão, Isabella Ribeiro ;

Artigo completo:

A presente pesquisa visou explorar o escopo do ensino do design de tipos no ambiente universitário público brasileiro por meio de mapeamento das disciplinas relacionadas à área dentro desse perfil de Instituição de Ensino Superior (IES). Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa documental para mapear os cursos, a aplicação de questionários para entender como a tipografia se insere nos perfis curriculares da IES abordadas pela pesquisa, e as entrevistas semiestruturadas com os professores de tipografia dos cursos selecionados. Seus resultados apontam que apesar da tipografia ser abordada em grande parte dos cursos de design de maneira transversal, ainda não existe um consenso quanto a existência de uma disciplina obrigatória nas matrizes curriculares dos cursos. No tocante às disciplinas de design de tipos, foi constatado que apenas 17 do total de 68 componentes curriculares relacionados ao ensino de conteúdos tipográficos abordam especificamente o design de tipos. A pesquisa também revelou que os recursos existentes nas Universidades públicas brasileiras são satisfatórios para uma disciplina inicial de design de tipos.

Artigo completo:

The aim of the present research was to explore the sphere of teaching type design within the Brazilian public university environment. The objectives were to map the disciplines related to the area within this profile of higher education institutions (HEI), and to understand the main characteristics. The methodological procedures used were documentary research to map the courses, applying questionnaires to understand how the typography is inserted in the curricular profiles of the HEI addressed by the research, and semi-structured interviews with the typography teachers of the selected courses that teach type design for text. The results indicate that although typography is addressed by a most design courses transversally, there is no consensus regarding the existence of a compulsory subject in the curricular matrices of the courses. With regard to type design disciplines, it was found that only 17 of the 68 curricular components related to the teaching of typographic contents specifically address type design. The research also revealed that the resources available in Brazilian public universities are satisfactory for an initial discipline of type design.

Palavras-chave: tipografia, ensino, fontes de texto, universidade,

Palavras-chave: typography, teaching, text fonts, university,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0080

Referências bibliográficas
  • [1] Bonfim, G. A. (1978). Desenho Industrial: uma proposta de reformulação do currículo mínimo. Dissertação (Programa de Engenharia da COPPE) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ).
  • [2] Brasil. (1961). Lei no 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB. Brasília. Disponível em: , 26/06/2019.
  • [3] Brasil. (2002). Parecer Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior n. 0146/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Graduação em Direito, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Hotelaria, Secretariado Executivo, Música, Dança, Teatro e Design. Brasília. Disponível em: , 26/06/2019.
  • [4] Brasil. (2003a). Parecer Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior n. 67/2003. Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN dos Cursos de Graduação. Brasília. Disponível em: , 26/06/2019.
  • [5] Brasil. (2003b). Parecer Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior n. 0195/2003. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design. Brasília. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2003/pces195_03.pdf>, 26/06/2019.
  • [6] Brasil. (2004). Resolução CNE/CES 5/2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 mar. 2004, Seção 1, p. 24. Republicada no Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 abr. 2004, Seção 1, p. 19. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf>, 26/06/2019.
  • [7] Buggy, L. (2018). Entrevista. [out 2018]. Entrevistador: Luiza Falcão Soares Cunha. Recife/PE.
  • [8] Carvalho, A. P. C. de. (2012). O ensino paulistano de design: a formação das escolas pioneiras. Dissertação (Mestrado em Design e Arquitetura) - Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • [9] Couto, R. M. S. (2008). Escritos Sobre Ensino de Design no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Books.
  • [10] Farias, P. L.; Gouveia, A. P. & Oliveira, J. (2005). Tipografia e design gráfico: um relato de uma experiência didática. Anais do 3º Congresso Internacional de Pesquisa em Design - CIPED, Rio de Janeiro (RJ).
  • [11] Farias, P. L. (2018). Entrevista. [nov 2018]. Entrevistador: Luiza Falcão Soares Cunha. Recife/PE.
  • [12] Esteves, R. (2018). Entrevista. [out 2018]. Entrevistador: Luiza Falcão Soares Cunha. Recife/PE.
  • [13] Heller, S. (2004). The education of a typographer. New York: Altworth Press.

  • [14] Lupton, E. (2006). Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify.
  • [15] Matté, V. (2018). Entrevista. [set 2018]. Entrevistador: Luiza Falcão Soares Cunha. Recife/PE.
  • [16] Ministério da educação. (2018). Sistema e-MEC: Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: , 10/07/2018.
  • [17] Niemeyer, L. (2007). Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB.
  • [18] Silveira, A. (2014). Design de tipos em Pernambuco: estudo de uma situação de ensino. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE.
Como citar:

Cunha, Luiza Falcão Soares; Coutinho, Solange; Aragão, Isabella Ribeiro; "O ensino do design de tipos nas universidades públicas brasileiras: mapeamento e apontamentos", p. 612-622 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0080

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações