Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
O ENSINO DO DESIGN NO AMAZONAS: DISCURSOS SOBRE IDENTIDADE CULTURAL
Oliveira, Alexandre Santos de ; Couto, Rita Maria de Souza ;
Artigo:
Este trabalho expõe parte dos resultados da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio – Doutorado e que teve como objetivo propor recomendações para o ensino do design no Amazonas a partir do conceito de identidade cultural. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e da técnica do grupo focal, esta comunicação apresenta os conceitos sobre identidade cultural, apresentados pelos docentes em Design, lidos sob uma perspectiva crítica que advém da ideia de emancipação social. Os dados obtidos forneceram subsídios para a indicação de princípios pedagógicos, a serem observados no contexto do ensino do design no Amazonas.
Artigo:
This paper presents part of the results of research conducted under the PhD. Program in Design at PUC-Rio., and aimed to propose recommendations for design education in the Amazonas from the concept of cultural identity. Using a qualitative approach, through literature and the focus group technique, this communication presents the concepts about cultural identity presented by teachers in Design, read on a critical perspective stemming from the idea of social emancipation. The data provided subsidies for the indication of pedagogical principles to be observed in the context of design education in the Amazonas.
Palavras-chave: Ensino do Design, cultura, identidade cultural, Amazonas, Grupo Focal, Design education, culture, cultural identity, Amazonas, Focus Group,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-01198
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Como citar:
Oliveira, Alexandre Santos de; Couto, Rita Maria de Souza; "O ENSINO DO DESIGN NO AMAZONAS: DISCURSOS SOBRE IDENTIDADE CULTURAL", p. 1643-1653 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-01198
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