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O espaço das ilustrações em livros predominantemente textuais

Illustrations’ place in continuous reading books

Barros, Letícia Lima de ; Lins, Guilherme Ranoya Seixas ;

CIDI:

Este artigo tem a intenção de explorar possibilidades para a interpretação de ilustrações em livros predominantemente textuais. Nossa atenção recaiu sobre esse tipo de livro, que consegue ter seu sentido compreendido sem necessariamente recorrer à presença da ilustração, a partir da pesquisa de Pinheiro e Gomes (2018), que argumenta sobre a contribuição da imagem para a construção de significados mesmo quando o texto prescinde delas. Ao longo da discussão, recorremos a autores como Drucker (2009, 2013, 2022), Oliveira e Waechter (2021, 2022) e Unger (2016) para demonstrarmos a natureza construída da materialidade gráfica das páginas de livros e delinearmos alternativas possíveis para a compreensão da ilustração em livros de leitura contínua. Ao final, consideramos ser proveitoso enxergar a imagem em 1) suas possibilidades e limitações, 2) juntamente às demais imagens próximas a ela e 3) considerando especificidades de seu contexto de origem. A presença das ilustrações pode também somar à experiência de leitura, tornando-a mais significativa e expandindo-a para além de um nível utilitário.

CIDI:

This paper aims to explore ways for the interpretation of illustrations in continuous reading books. Our focus is on this type of book, which manages to have its meaning understood without necessarily need the illustration, based on the research by Pinheiro and Gomes (2018), who argues about the contribution of image to the construction of meanings even when the text doesn’t need to resort to it. In the research, we bring authors such as Drucker (2009, 2013, 2022), Oliveira & Waechter (2021, 2022) and Unger (2016) to argue about the constructed nature of the graphic materiality of book pages and propose alternatives for understanding illustrations in continuous reading books. Lastly, we consider it useful to see the possibilities and limitations of the image, as well as see the other images close to it, considering the specificities of its context of origin. Illustrations can also enhance the reading experience, making it more meaningful and expanding it beyond a utilitarian level.

Palavras-chave: design de livros, livros com ilustração, literatura,

Palavras-chave: book design, illustrated book, literature,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-7_647958

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Como citar:

Barros, Letícia Lima de; Lins, Guilherme Ranoya Seixas; "O espaço das ilustrações em livros predominantemente textuais", p. 100-112 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-7_647958

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