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O etanol brasileiro como alternativa à eletrificação para cumprimento de metas da COP21

Brazilian ethanol as an alternative to vehicular electrification to achieve COP21 targets

Iano, Yuzo ; Siegle, Alex Restani ; Grassi, Maria Carolina de Barros ; Mello, Luiz Vicente Figueira de ; Figueira, Vicente ;

Artigo:

A eletrificação veicular tem se mostrado uma alternativa real para o combate à poluição pela sua eficiência energética para que países que adotem esse modelo consigam cumprir as metas do acordo do clima firmado em 2015 em Paris (COP21). Mas o Brasil pode seguir outro caminho, menos oneroso dentro de seu contexto, para atingir tais metas com os biocombustíveis, em especial o etanol e suas mais modernas tecnologias para aumento de produção. Incentivos mais recentes do governo brasileiro como o RenovaBio e o Rota 2030 tem impulsionado ainda mais essa cadeia produtiva tanto para os produtores de etanol, quanto de veículos.

Artigo:

Vehicular electrification has proven to be a real alternative to reduce pollution for its energy efficiency so that countries that adopt this model can meet the goals of the climate agreement signed in 2015 in Paris (COP21). But Brazil can follow another path, less onerous in its context, to achieve these goals with biofuels, especially ethanol and its most modern technologies to increase production. More recent incentives from the Brazilian government such as the RenovaBio and Rota 2030 have further boosted this productive chain for both ethanol farmers and vehicles producers. 

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DOI: 10.5151/simea2019-PAP101

Referências bibliográficas
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Como citar:

Iano, Yuzo; Siegle, Alex Restani; Grassi, Maria Carolina de Barros; Mello, Luiz Vicente Figueira de; Figueira, Vicente; "O etanol brasileiro como alternativa à eletrificação para cumprimento de metas da COP21", p. 36-51 . In: XXVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2019-PAP101

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