Fevereiro 2024 vol. 2 num. 13 - Plural Design Digital

Resumo - Open Access.

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O fenômeno gacha pelo framework MDA: a game art colecionável e o game design

The gacha phenomenon through the MDA framework: collectible game art and game design

Alves, Camille ; Lopes, Andrews C ; Sousa Filho, Edmilson Silva ; Munhoz, Daniella ; Demaison, André ;

Resumo:

Este artigo parte de uma pesquisa mais ampla e busca discutir, a partir do conceito de Mecânica, Dinâmica e Estética proposto por LeBlanc (2004), o fenômeno do sistema gacha em jogos digitais. Objetiva-se compreendê-lo de forma mais conceitual, desde sua origem a partir de máquinas de venda de colecionáveis, e de forma mais prática, por meio da análise de casos de games populares (Fate/Grand Order, SuperStar e Genshin Impact). Busca-se, assim, entender o envolvimento da game art como elemento de game design e compreender como o sistema é utilizado de maneira a engajar o jogador. Apresenta-se aqui o conceito de ludificação e intervenção baseada em jogos, para então ponderar sobre a viabilidade do uso do gacha em sistemas gamificados. São discutidos, dessa maneira, pontos relevantes para arte e design nos video games, que podem contribuir para a utilização do gacha em intervenções baseadas em jogos, recomendando-se assim o aprofundamento do estudo em etapas futuras da pesquisa.

Resumo:

This article is part of a broader research and aims to discuss, based on the concept of Mechanics, Dynamics, and Aesthetics proposed by LeBlanc (2004), the phenomenon of gacha systems in digital games. The objective is to understand it in a more conceptual way, starting from its origins with collectible vending machines, and in a more practical manner by analyzing cases of popular games (Fate/Grand Order, SuperStar, and Genshin Impact). As a result, the objective is to comprehend the involvement of game art as an element of game design and how the system is used to engage the player. The concepts of gamification and game-based intervention are presented here to then consider the feasibility of using gacha in gamified systems. Relevant points for art and design in video games are discussed, which can contribute to the use of gacha in game-based interventions, recommending further study in future stages of research.

Palavras-chave: gacha; jogos digitais; ludificação,

Palavras-chave: gacha; digital games; gamification,

DOI: 10.5151/pluraldesig2023-44

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Como citar:

Alves, Camille; Lopes, Andrews C; Sousa Filho, Edmilson Silva; Munhoz, Daniella; Demaison, André; "O fenômeno gacha pelo framework MDA: a game art colecionável e o game design", p. 240-242 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/pluraldesig2023-44

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