Março 2014 vol. 1 num. 2 - Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde
Resumo - Open Access.
O Grupo de Apoio Psicológico de Crianças com Implante Coclear: Relato de Experiência
Yamada, Midori Otake ; Oliveira, Raquel Giglio de ; Ribas, Mariani da Costa ;
Resumo:
Introdução: o grupo de apoio psicológico de crianças com deficiência auditiva e usuárias de implante coclear (IC), realizado num programa de Saúde Auditiva do Sistema Único de Saúde – SUS, é uma das atuações do setor de Psicologia. Fundamentado numa visão humanística, considera a criança em sua globalidade e integralidade, possibilitando a construção de um espaço de acolhimento que a permite expressar seus pensamentos e sentimentos, por meio de verbalizações, atividades gráficas e lúdicas. o psicólogo durante a sessão de grupo leva as crianças a refletirem sobre questões relacionadas as suas vivências com o implante coclear: como é utilizar o IC? Quais os sentimentos relacionados ao IC? como lida com o IC em sua rotina? Objetivo: Relatar a experiência do grupo de apoio psicológico de crianças com deficiência auditiva, usuárias de implante coclear de um serviço de Saúde Auditiva do SUS. Metodologia: o grupo é aberto, acontece duas vezes por semana, com duração de uma hora. Os participantes são crianças de sete a quatorze anos com o retorno agendado para sua rotina de acompanhamento no Centro. Resultados: Observou-se que as crianças relatam experiências positivas e negativas com o IC em diferentes contextos, por exemplo, na vivência escolar, na participação nos esportes e no cuidado com a unidade externa do IC, além de falarem sobre outras situações do cotidiano. Conclusão: o grupo tem favorecido a socialização, a identificação com o outro e o compartilhar experiências. o espaço grupal e o momento lúdico têm sido construtivo na medida em que as crianças expressam seus sentimentos, no qual cada um e todos são importantes e valorizados. Sendo assim, o psicólogo também pode conhecer o significado do IC para as crianças, observar eventuais dificuldades e orientar a família quando necessário.
Resumo:
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10249
Referências bibliográficas
Como citar:
Yamada, Midori Otake; Oliveira, Raquel Giglio de; Ribas, Mariani da Costa; "O Grupo de Apoio Psicológico de Crianças com Implante Coclear: Relato de Experiência", p. 31 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2357-7282,
DOI 10.5151/medpro-cihhs-10249
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