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O impacto do volume informacional para aprendizes móveis

The impact of informational volume for mobile learners

Alvarez, Ana Valéria De Pieri ; Bueno, Juliana ;

Full Paper:

"O crescimento do uso de tecnologias digitais, como smartphones, tem influenciado diretamente a formacomo as pessoas vivem e interagem com o seu redor. Dentre as áreas afetadas está a educação, quepassa a fazer o uso dessas tecnologias móveis, promovendo a mobilidade do estudante através do m-learning (mobile-learning - aprendizado móvel). No entanto, esse contexto de mobilidade e suasconsequências, muitas vezes não são considerados durante o planejamento, design e desenvolvimentode interfaces de m-learning, o que pode acarretar interações complexas, com informações excessivas oude difícil compreensão, dificultando assim o processo de aprendizagem através da plataforma.Considerando esse contexto, o presente artigo visa entender como o volume informacional pode afetar oprocesso de aprendizagem do aprendiz móvel. Para isso, foram levantadas teorias acerca das temáticasde m-learning e sobrecarga informacional durante o aprendizado. Assim, foi possível observar que acaracterística de mobilidade do aprendiz móvel, o insere em um contexto com maior volumeinformacional, onde o mesmo recebe mais estímulos externos ao seu processo de aprendizagem. Essasobrecarga informacional o distrai de sua tarefa atual de estudo, e interfere na atenção do mesmo,prejudicando a fixação do conteúdo estudado, e consequentemente seu processo de aprendizagem."

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"The usage growth of digital technologies, such as smartphones, has directly influenced the way people liveand interact with their surroundings. Among the affected areas there is the education, which begins to usethese mobile technologies, promoting student mobility through m-learning (mobile-learning). However, thismobility context and its consequences are not often considered during the planning, designing anddevelopment of m-learning interfaces, which can lead to complex interactions, with excessive or difficultinformation to understand, thus making the learning process through the platform harder. Considering thiscontext, this article aims to understand how the informational volume can affect the learning process of themobile learner. For that, theories about the themes of m-learning and information overload during learningwere raised. Thus, it was possible to observe that the mobile learner's mobility characteristic insert them ina context with greater informational volume, where they receive more external stimuli to their learningprocess. This information overload distracts them from their current study task, and interferes with theirattention, impairing the fixation of the studied content, and consequently their learning process."

Palavras-chave: sobrecarga informacional, m-learning, design de informações,

Palavras-chave: information overload, m-learning, information design,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-039-355492-CIDI-Educacao.pdf

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Como citar:

Alvarez, Ana Valéria De Pieri ; Bueno, Juliana ; "O impacto do volume informacional para aprendizes móveis", p. 499-509 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-039-355492-CIDI-Educacao.pdf

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