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O jogo como artefato de interação cocriativa em ambientes de inovação: um estudo do Porto Digital em Recife

O jogo como artefato de interação cocriativa em ambientes de inovação: um estudo do Porto Digital em Recife

Meneses, Vítor ; Mendes, Leticia ;

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A despeito do acelerado desenvolvimento técnico e científico ocorrido nos últimos anos, as desigualdades de ordem socioeconômica e ambiental permanecem crescendo e criam um cenário de grandes desafios ligados à sustentabilidade do modo de vida urbano. Assim, a inovação surge como alternativa para lidar com a necessidade de seguir promovendo o desenvolvimento econômico, porém de maneira alinhada com uma agenda social, territorial, cultural e ambiental. O objetivo do trabalho é estudar como o jogo pode contribuir para os processos de cocriação entre stakeholders de um ambiente de inovação. Para atingir este objetivo, o trabalho apresenta uma simulação realizada no ambiente do Porto Digital em Recife, Pernambuco, verificando haver um potencial na utilização de estratégias de jogo como interpretação e troca de papeis entre os atores, estimulando o diálogo e a inovação no processo.

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A despeito do acelerado desenvolvimento técnico e científico ocorrido nos últimos anos, as desigualdades de ordem socioeconômica e ambiental permanecem crescendo e criam um cenário de grandes desafios ligados à sustentabilidade do modo de vida urbano. Assim, a inovação surge como alternativa para lidar com a necessidade de seguir promovendo o desenvolvimento econômico, porém de maneira alinhada com uma agenda social, territorial, cultural e ambiental. O objetivo do trabalho é estudar como o jogo pode contribuir para os processos de cocriação entre stakeholders de um ambiente de inovação. Para atingir este objetivo, o trabalho apresenta uma simulação realizada no ambiente do Porto Digital em Recife, Pernambuco, verificando haver um potencial na utilização de estratégias de jogo como interpretação e troca de papeis entre os atores, estimulando o diálogo e a inovação no processo.

Palavras-chave: Ambientes de inovação, Inovação, Interação cocriativa, Jogo, Porto Digital,

Palavras-chave: Ambientes de inovação, Inovação, Interação cocriativa, Jogo, Porto Digital,

DOI: 10.5151/FGKD24-51

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Como citar:

Meneses, Vítor; Mendes, Leticia; "O jogo como artefato de interação cocriativa em ambientes de inovação: um estudo do Porto Digital em Recife", p. 543-558 . In: Fourth-Generation Knowledge Districts 2024. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/FGKD24-51

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