CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Look como Informação: Uma Revisão Sistemática de Literatura em Design da Informação

The Ensemble as Information: A Systematic Literature Review in Information Design

Oliveira Filho, Arthur de ; Waechter, Hans da Nóbrega ;

CIDI:

O propósito desse trabalho é entender a relação percebida entre a informação transmitida através da organização das roupas nos looks e os entendimentos do Design da Informação, além das abordagens dos trabalhos publicados sobre o assunto. Foi possível identificar a relevância e o caráter inovador da pesquisa proposta através da Revisão Sistemática de Literatura, em etapas adaptadas do conceito de Mineração de Dados. Analisou-se a relevância dos trabalhos publicados nos últimos cinco anos – tanto no campo geral quanto em publicações específicas da área de Design da Informação (anais do CIDI e revista Infodesign) – com a abordagem pretendida. Através da pesquisa pode-se concluir a escassez de trabalhos que abordem essa relação.

CIDI:

The purpose of this paper is to understand the perceived relation between the information transmitted through the organization of the clothes in the ensembles and the understandings in Information Design, in addition to the approaches of the papers published about the subject. It was possible to identify the relevance and the innovation of the proposed research through the Systematic Literature Review, in stages adapted from the concept of Data Mining. Tthe relevance of the papers published in the last five years was analyzed – both in the general field and in specific publications in the area of Information Design (annals of CIDI and Infodesign magazine) – with the intended approach. Through the research it can be concluded the lack of researches that address this subject.

Palavras-chave: look, design da informação, revisão sistemática de literatura, moda,

Palavras-chave: ensemble, information design, systematic literature review, fashion,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-105_651504

Referências bibliográficas
  • [1] BARNARD, M. Moda e Comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. 268 p.
  • [2] CARLINER, S. Physical, cognitive and affective: a three-part framework for information design. Technical communication, v. 47, n. 4, p. 561-576. 2000.
  • [3] COELHO NETTO, J. T. Semiótica, informação e comunicação. São Paulo: Perspectiva, 2014.
  • [4] FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
  • [5] FLUGEL, J. C. A Psicologia das Roupas. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1ª ed. (em português), 1966.
  • [6] FRASCARA, Jorge. El diseño de información: una vision de conjunto. In: ¿Qué es el
  • [7] diseño de información? Buenos Aires: Editorial Infinito, 2011. p. 11-21. Disponível em:
  • [8] .
  • [9] Acesso em: 16 mar. 2021.
  • [10] GIANNELLA, J. R. VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E PRÁTICA SOCIAL: NOVOS CENÁRIOS PARA ATUAÇÃO DO DESIGN, p. 2522-2533. In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
  • [11] JONES, S. J. Fashion Design: manual do estilista. São Paulo: Cosac Naify, 2ª ed., 2005.
  • [12] KAISER, S. B. The Social Psychology of Clothing: symbolic appearances in context. New York: Fairchild Publications, 2 ª ed., 1998.
  • [13] LAMEIRA, G. B.; BRANCO, J. C.; MIRANDA, E. R.; CAMPELLO, S. R. B. B. DESIGN DA INFORMAÇÃO E A APLICABILIDADE NAS ESCOLAS. In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
  • [14] MAFFESOLI, M. No fundo das aparências. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
  • [15] MCCRAKEN, G. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
  • [16] PETTERSSON, R. It Depends: ID – Principles and guidelines (online). Tullinge,
  • [17] Sweden, 4ªEdição, 2012. Disponível em:
  • [18] . Acesso em: 25 jun. 20
  • [19] REDIG, J. Não há cidadania sem informação, nem informação sem design. Infodesign – Revista Brasileira de Design da Informação, v.1, n.1: 58-66. 2004.
  • [20] REZENDE, S. O.; PUGLIESI, J. B.; MELANDA, E. A.; PAULA, M. F. de. Mineração de dados. In: REZENDE, S. O. Sistemas inteligentes: fundamentos e aplicações. 2. ed. Barueri: Manole, 2005. Cap. 12. p. 307-336.
  • [21] SEFERIN, M. T.; LINDEN, J. C. de S. V. D. VOCÊ É O QUE VOCÊ VESTE: RELAÇÕES SIMBÓLICAS ENTRE PRODUTOS DE MODA E IDENTIDADES, p. 374-385. In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
  • [22] SHEDROFF, N. Information Interaction Design: A Unified Field Theory of Design. Nathan, 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2018.
  • [23] SOCIEDADE BRASILEIRA DE DESIGN DA INFORMAÇÃO (SBDI). Brasil, 2020. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2021.
Como citar:

Oliveira Filho, Arthur de; Waechter, Hans da Nóbrega; "O Look como Informação: Uma Revisão Sistemática de Literatura em Design da Informação", p. 1595-1605 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-105_651504

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações