Abril 2018 vol. 4 num. 5 - 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação
Artigo completo - Open Access.
O Macro Universo do mangá Ataque dos Titãs
Lopes, Danielly A. ; Silva, Mariana P. F. ; Junior, Amaro X. Braga ;
Artigo completo:
Omercado de quadrinhos japoneses – mangá – é de produção brutal e alimenta o negócio com centenas de título paratodos os gostos. Dentre estes, muitos conseguem destaque para além das terrasnipônicas, alcançando recordes de tiragem e de licenciamento de produtos, noentanto, esses títulos geralmente levavam décadas para estabelecer essarelação. Não foi o caso com Shingeki noKyoujin, publicado no Brasil como “Ataque dos Titãs” pela editora Panini desde2013, o mangá de Hajime Isayama, teve sua publicação iniciada em 2009, pelarevista mensal para jovens adolescentes, magazine Bessatsu Shonen, da editoraKodansha. Esse artigo explana sobre a narrativa transmídia com a qual ahistória foi manejada, sendo fragmentada em vários produtos, em suportesmidiáticos diferentes, indo além do convencional: quadrinho x animação, fazendocom que a obra alcançasse grande repercussão mundial em menos de cinco anos.
Artigo completo:
Palavras-chave: Mangá, Mercado, Convergência,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/cidi2017-030
Referências bibliográficas
- [1] BRAGA JR, A. X. 201 Desvendando o mangá nacional: reprodução e hibridização nas histórias em quadrinhos. EDUFAL: 22. Maceió. LUYTEN, S. B. 2012. Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses. (3a.Ed.) Hedra: 19. São Paulo. NAGADO, A.; GUSMAN, S.; OKA, A. M. 2005. Cultura Pop Japonesa. Hedra: 49-86. São Paulo. JENKINS H. 2009. Cultura da Convergência. (2a.Ed.) Aleph: 144. São Paulo.
Como citar:
Lopes, Danielly A.; Silva, Mariana P. F.; Junior, Amaro X. Braga ; "O Macro Universo do mangá Ataque dos Titãs", p. 316-321 . In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2017-030
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações