Junho 2017 vol. 3 num. 11 - CINAHPA | 2017 – Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem
Artigo Completo - Open Access.
O MAPEAMENTO DE CONHECIMENTOS EM REDE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM – UMA VISÃO AMPLIADA DE UM AVA – AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
NETWORK KNOWLEDGE MAPPING AS A TEACHING AND LEARNING STRATEGY - AN EXPANDED VIEW OF A VLE – VITUAL LEARNING ENVIRONMENT
Torres, José ; Mendes, Angelita ; Souza, Márcio ;
Artigo Completo:
Um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA trabalha com uma disciplina e, normalmente, os conhecimentos são interdisciplinares. Assim, este trabalho propõe um método de mapeamento de conhecimentos para que um AVA possa ser visualizado de forma mais ampla, integrando um conjunto de disciplinas. Para o mapeamento, foram utilizados mapas conceituais (VEIGA, 2013), os quais facilitam a identificação dos conhecimentos a serem adquiridos e a relação desses com outros conhecimentos. Tal visão distribuída dos conhecimentos promove tanto o uso de metodologias ativas como a personalização no processo de aprendizagem, favorecendo a aprendizagem significativa (AUSEBEL, 1980). O método foi aplicado em um estudo de caso em uma disciplina de Engenharia. O resultado final apresenta uma estrutura composta de várias disciplinas integrada à disciplina estudada.
Artigo Completo:
A virtual learning environment - VLE deals with one course and, usually, the knowledges are cross-curricular. Therefore, this study presents a knowledge mapping method that a VLE can be displayed in a broader way, thus gathering a set of courses. For the mapping, conceptual maps were used (VEIGA, 2013), which facilitate the knowledge identification that will be acquired and the correlation between these and other knowledges. Such distributed view of the knowledge promotes either the use of active methodologies and the customization on the learning process, this way aiding the meaningful learning (AUSEBEL, 1980). The method was applied on a case study of an Engineering course. The final result presents a structure built of several courses embodied to the studied course.
Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, Mapas conceituais, Aprendizagem significativa,
Palavras-chave: Virtual learning environment - VLE, Conceptual maps, Meaningful learning,
DOI: 10.5151/16ergodesign-0023
Referências bibliográficas
- [1] AUSUBEL, D., NOVAK, J., HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana , 1980.
- [2] CARVALHO, A. C. B. D.; PORTO, A. J. V.; BELHOT, R. V. Aprendizagem Significativa no Ensino de Engenharia. Revista Produção, v. 11 n. 1, Nov. 2001.
- [3] CORREIA, E. N. et al. Ambiente Virtual de Aprendizagem Destinado a Adolescente e Jovens: Um Modelo Utilizado na Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em < ...>Acesso em 16.09.2016.
- [4] FARIAS, J. de S. Metodologia Ativa de Aprendizagem na Educação a Distância: notas sobre a formação do professor. III Simpósio Internacional de Inovação em Educação. Disponível em http://www.lantec.fe.unicamp.br/inova2015/images/trabalhos/artigos2/B3.pdf. Acesso em 1.09.2016.
- [5] FRANCO, L. R. H. R.; BRAGA, D. B.; ROSA, C. M. M. Contribuições da EaD para o Ensino-Aprendizagem de Engenharia. Disponível em http://www.aunirede.org.br/portal/Arquivos/Informe/Artigos/Contribuicao_para_aprendizagem.pdf.Acesso em 21.09.2016.
- [6] FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 199
- [7] FREITAS, R. A. M. da M. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 2, p. 403-418, abr./jun. 2012.
- [8] LÉVY, P. A inteligência coletiva: para uma antropologia do ciberespaço. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
- [9] MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. MACEDO, C. M. S. Diretrizes para Criação de Objetos de Aprendizagem Acessíveis. Tese de Doutorado. Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.
- [10] OKADA, A. Mapas do Conhecimento com Recursos Educacionais Abertos Aplicados á Coaaprendizagem Baseada em Coinvestigação. Coleção Agrinho. http://www.agrinho.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/2_10_Mapas-do-conhecimento_Cartografia-cognitiva.pdf.
- [11] OLIVEIRA, A.; SHERER, S. Formação Continuada de Professores de Matemática a Distância: Habitando ao Interagir. VIDYA, v. 32, n. 2, p.83-95, jul./dez., 2012. Santa Maria, 2012. ISSN 0104-270 X.
- [12] PAIVA, V. M. O. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Implicações Epistemológica. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 03, p.353-370, dez. 2010.
- [13] PIAGET, J. A epistemologia genética. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
- [14] PRADO, C.; VAZ, D. R.; ALMEIDA, D. M. Teoria da Aprendizagem Significativa: elaboração e avaliação de aula virtual na plataforma moodle. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, 2011 nov-dez; 64(6): 1114-21.
- [15] URRUTIA, I. J. El mapa conceptual como estructura de representación de conocimiento en cursos virtuales y su impacto en el aprendizaje visual de estudiantes adultos. Innovación Educativa, ISSN: 1665-2673 vol. 15, número 68, mayo-agosto, 20
- [16] VEIGA, I. P. A. A docência na Educação Superior e as didáticas especiais: campos em construção. Educação, Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 455-464, set./dez. 2011.
- [17] VEIGA, I. P. A. et al. Novas Tramas para as técnicas e Estudo. Campinas, SP. Ed. Papirus, 2013.
- [18] VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
- [19] VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Como citar:
Torres, José; Mendes, Angelita; Souza, Márcio; "O MAPEAMENTO DE CONHECIMENTOS EM REDE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM – UMA VISÃO AMPLIADA DE UM AVA – AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM", p. 201-210 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/16ergodesign-0023
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações