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O MOODBOARD COMO ESTÍMULO À INOVAÇÃO NO PROCESSO DE CODESIGN: ESTUDO DE CASO EM UMA STARTUP

Oliveira, Caio Marcelo Miolo de ;

Artigo Completo:

O design apresenta-se no presente artigo como processo próprio para atuar em organizações de diferentes segmentos que buscam inovar. Através da concepção de ferramentas próprias e da prática de trabalho em codesign com diferentes atores envolvidos no projeto, o designer busca integrar capacidades, estimular ações criativas e assim, inovar. Entre os instrumentos de design para propiciar inovação, facilitando comunicação e estímulo da criatividade dos membros de uma equipe de projeto está o moodboard. Neste contexto, o presente artigo investiga em um estudo de caso, como o moodboard pode estimular a inovação no processo de codesign realizado em uma startup. Como resultados da pesquisa tem-se uma proposta de como pode ser realizada uma atividade de construção de um moodboard; a verificação do moodboard como uma ferramenta própria para favorecer a participação de não-designers no projeto, a comunicação, o conhecimento distribuído e a sociabilidade entre membros do projeto; e por fim, própria para estimular a criatividade, aumentando assim as chances de inovar em um projeto.

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Palavras-chave: moodboard; inovação; codesign; startup.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0075

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Como citar:

Oliveira, Caio Marcelo Miolo de; "O MOODBOARD COMO ESTÍMULO À INOVAÇÃO NO PROCESSO DE CODESIGN: ESTUDO DE CASO EM UMA STARTUP", p. 876-887 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0075

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