Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O objeto editorial contemporâneo: transdisciplinaridade, cultura e consumo nas publicações independentes.

The contemporary editorial object: transdisciplinary, culture and consumption in independent publishing.

Zugliani, Jorge Otávio ; Moura, Mônica Cristina de ;

Artigo completo:

As publicações independentes apresentadas em feiras especializadas têm despertado o interesse do público e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. Tais obras envolvem diálogo interdisciplinar e transdisciplinar. A composição material, estrutural, gráfica, imagética e as narrativas textuais, adotam concepções experimentais que discutem temas atuais e exploram os aspectos de autoria e do leitor/interator. Os referenciais teóricos abrangem desde a filosofia e sociologia, cultura e consumo, passando por conceituações artística e aportando nas teorias específicas do design, no intuito de apresentar tais objetos editoriais contemporâneos como portadores de sentido e tradutores deste tempo.

Artigo completo:

Independent publishing presented today at specialized fairs have attracted interest from the public and researchers from various fields of knowledge. These works involve interdisciplinary and transdisciplinary dialogue. The material, structural, graphic, and imaginary composition and textual narratives adopt experimental conceptions that discuss current themes and explore the aspects of authorship and the reader/interactor. The theoretical references range from philosophy and sociology, culture and consumption, passing through artistic conceptualizations and considering the specific theories of design, in order to present such contemporary editorial objects as meaning bearers and translators of this time.

Palavras-chave: Design Contemporâneo, Design Editorial, Publicação Independente, Autoria, Transdisciplinaridade,

Palavras-chave: Contemporary Design; Editorial Design; Independent Publishing; Authorship; Transdisciplinarity,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0141

Referências bibliográficas
  • [1] Agamben, G. (2009) O que é o contemporâneo? Santa Catarina: Editora Argos.
  • [2] Barthes, R. (2004) O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes,
  • [3] Benjamin, W. (1994) O Narrador. Em Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense.
  • [4] Bomfim, G. A. (1997). Fundamentos de uma teoria transdisciplinar do design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. Em Estudos em Design, 5(2), pp. 27-41. Rio de Janeiro: AEND.
  • [5] Burdek, B. E. (2010). Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Editora Blucher.
  • [6] Coletivo Charivari. (2008). Charivari nº2, São Paulo: publicação independente.
  • [7] Eizirik, D., & Kowacs, J. (2015). Mineiros não cavam no escuro: notas sobre a muamba. Porto Alegre: Independente.
  • [8] Escorel, A. L. (2000). O efeito multiplicador do design. São Paulo: Senac.
  • [9] Featherstone, M. (1995). Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel.
  • [10] Krippendorf, K. (2001). Design centrado no ser humano. Em Estudos em Design, 8(3), pp. 87-98, Rio de Janeiro: AEND.
  • [11] Lima, G. C. (2014). O Gráfico Amador: as origens da moderna tipografia brasileira. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Verso Brasil.
  • [12] Lipovetsky, G., & Serroy, J. (2015). A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras.
  • [13] Lobach, B. (2001). Design Industrial. São Paulo: Blucher.
  • [14] Lupton, E. & miller, A. (Orgs.) (2008). ABC da Bauhaus. São Paulo: Cosac Naify.
  • [15] Lupton, E. & miller, A. (2011). Design, Escrita, Pesquisa: A escrita no design gráfico. Porto Alegre: Bookman.
  • [16] Moles, A. A. (1981). Teoria dos Objetos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
  • [17] Moura, M. (2004). Design de hipermídia: relações entre cultura, linguagem, transdisciplinaridade e informação. Anais do I Congresso Internacional de Design da Informação. Recife: UFPE.
  • [18] Moura, M. (2010). Poéticas do design contemporâneo: a reinvenção do objeto. Anais do III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual. Goiânia: Editora da UFG.
  • [19] Moura, M. (Org.). (2014). Design brasileiro contemporâneo: reflexões. São Paulo: Estação das Letras e Cores.
  • [20] Moura, M. (Org.) (2015). Design contemporâneo: poéticas da diversidade no cotidiano. Em Fiorin, E.; Landim, P. C. & Leonte, R. S. (Orgs.) Arte-ciência: processos criativos, pp. 61-80. São Paulo: Cultura Acadêmica.
  • [21] Moura, M. (2016) Design e arte no contemporâneo: sentidos, estéticas e poéticas. Em CUNHA, D. S. S. da et al. Arte na atualidade. 1 ª ed. Jundiaí: Paco Editorial. e-book.
  • [22] Muniz, J. de S., Jr. (2016). Girafas e bonsais: ‘Independentes’ na Argentina e no Brasil (1991 - 2015). Tese (Doutorado em Sociologia). São Paulo: FFLC-USP.
  • [23] Muniz, J. de S., Jr. (2017). É dia de feira: a cena dos micro editores na cidade de São Paulo. Em 40º Congresso brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba: Intercon.
  • [24] Paiva, A. P. M. de. (2010). A aventura do livro experimental. São Paulo: Autêntica/EDUSP.
  • [25] Piqueira, G. (2017). Oito viagens ao Brasil. São Paulo: WMF Martins Fontes/Independente.
  • [26] Poynor, R. (2010). Abaixo às regras: design gráfico e pós-modernismo. São Paulo: Bookman.
  • [27] Silveira, P. (2008). A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. 2ª ed. Porto Alegre: UFRGS.
Como citar:

Zugliani, Jorge Otávio; Moura, Mônica Cristina de; "O objeto editorial contemporâneo: transdisciplinaridade, cultura e consumo nas publicações independentes.", p. 137-149 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0141

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações