Setembro 2015 vol. 2 num. 2 - 7º Congresso Internacional de Design da Informação
Artigo Completo - Open Access.
O papel da comunicação visual como referência para localização no espaço urbano
Visual communication as a point of reference for analyzing locations and urban space
Miranda, Karoliny Gomes ; Santos, Fátima Aparecida dos ;
Artigo Completo:
Nesta pesquisa busca-se investigar o modo como são dispostas as comunicações visuais ao longo das vias do Distrito Federal, considerando os aspectos distintivos entre o Plano Piloto e as Cidades Satélites. A pesquisa nasce da observação de percursos realizados, utilizando o transporte público (ônibus) entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Riacho Fundo. Buscou-se analisar como o modo e a disposição das comunicações visuais ao longo desse caminho evidenciam aspectos identitários e como o design ocorre como índice de características como: liberdade, direito à cidade, características culturais entre outras. O método foi inspirado no trabalho de Néstor Canclini “Imaginários Urbanos”. O objetivo foi compreender como os signos manifestos na cidade informam sobre sua população, inclusão e exclusão, gentrificação e ascensão.
Artigo Completo:
Within this research project, elements of visual communication used along the streets in the Federal District/Brasilia, were analyzed, taking into account the distinctive aspects of the area ¨Plano Piloto¨ (city center) and the surrounding satellite cities. The research is based on findings which were collected duringtrips with public transport (bus), along the track from central station to the platform of Riacho Fundo. Theevaluation of the modes and dispositions of visual communication elements used along this track allowed for an analysis of aspects of social identity and characteristics such as freedom, rights within the city/space of living, cultural characteristics, inter alia. Nestor Canclini`s “Imaginários Urbanos” has been the inspiration for choosing the method of analysis. How do signs within a city inform about its population, inclusion or exclusion, gentrification and social rise – that is the main question of this research project.
Palavras-chave: design, cidade, urbano, comunicação visual, representação, Design, cities, urban, visual communication, representation,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_17
Referências bibliográficas
- [1] CANCLINI, Néstor. Imaginários urbanos. Buenos Aires: Eudeba, 2010.
- [2] COSTA, Lúcio. Relatório do plano piloto de Brasília. Brasília: Inst Arquit Bras, 1997.
- [3] FERRARA, Lucrécia D´Alessio. Design em espaços. São Paulo: Rosari, 2002.
- [4] _______. A estratégia dos signos. São Paulo: Ática, Coleção Princípios, 2009.
- [5] _______. Olhar periférico: informação, linguagem, percepção ambiental . 2. ED. São Paulo: Ed Univ. São Paulo 1998.
- [6] HARVEY, David. Espaços de esperança. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
- [7] ______.Diecisiete contradicciones y el fin del capitalismo. Quito: Editorial IAEN, 2014.
- [8] LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
- [9] PLANO Piloto 50 anos: cartilha de preservação de Brasília. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2007.
- [10] SANTOS, Fátima Aparecida. Dimensões e linguagens do design gráfico: seleção, organização e sobreposição de mensagens visuais veiculadas no espaço urbano. Tese de doutorado defendida na PUCSP/Programa de Comunicação e Semiótica, Outubro de 2007.
- [11] SANTOS, Milton. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio-técnico científico informacional. São Paulo: Hucitec. 1997.
Como citar:
Miranda, Karoliny Gomes; Santos, Fátima Aparecida dos; "O papel da comunicação visual como referência para localização no espaço urbano", p. 1543-1551 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2318-6968,
ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_17
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações