Março 2019 vol. 6 num. 1 - 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
O papel das emoções, através do Design, na elicitação da autoestima
The role of emotions from the Design perspective to self-steem elicitation
ANDRADE, Rebeca Medeiros de ; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves ;
Artigo:
As emoções representam um fator significativo na relação do consumidor com produtos e serviços. Nesse sentido, a proposta deste trabalho consiste na proposição de uma análise comparativa entre três tipos de próteses (entre transfemurais e transtibiais), abordando os aspectos emocionais que influenciam a intenção e também a decisão de compra. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura abordando os temas Design e Emoção, Tecnologia Assistiva, mercado de Órteses, Próteses e Materiais Especiais e também aspectos relacionados a Estética e Autoestima. Também foi realizada uma pesquisa por meio de questionário online com 12 usuários desse tipo de produto. Como conclusão, demonstra-se que o consumo de produtos por motivações estéticas podem, muitas vezes, equiparar ou superar as motivações funcionais e também de desempenho, já que esse tipo de produto tem o poder de gerar diferentes tipos e intensidades de emoções, atuando inclusive como uma extensão da personalidade e identidade do indivíduo.
Artigo:
Emotions represent a very significant factor in the consumer's relationship with products and services. This article proposes a comparative analysis between three types of prosthesis, considering Above-knee Amputation (AKA) and Below-knee Amputation (BKA), addressing the emotional aspects which influences the intention and also the purchase decision. For that, a literature review was performed to address the issues Design and Emotion, Assistive Technology, Orthoses, Special Materials and also aspects related to Aesthetics and Self-esteem. It was also submitted a survey through an online questionnaire with 12 prosthesis users. Finally, the research shows that consumption of products by aesthetic motivations can often equate or surpass the functional and performance motivations, since this type of product evokes different types and intensities of emotions, acting including as an extension of the individual's personality and identity.
Palavras-chave: Design Emocional; Tecnologia Assistiva; Autoestima,
Palavras-chave: Emotional Design; Assistive Technology; Self-Esteem,
DOI: 10.5151/ped2018-4.3_ACO_38
Referências bibliográficas
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Como citar:
ANDRADE, Rebeca Medeiros de; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves; "O papel das emoções, através do Design, na elicitação da autoestima", p. 4040-4052 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018).
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2018-4.3_ACO_38
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