Novembro 2019 vol. 6 num. 4 - 9° Congresso Internacional de Design da Informação
Artigo completo - Open Access.
O papel do contexto gráfico nos estudos de análise imagética
The role of visual context in studies of imagery analysis
Borba, Marina ; Parreira, Suzana ;
Artigo completo:
Este artigo visa discutir a influência do contexto visual nos estudos de leitura de imagens e compreensão das mensagens, identificando as efetivas contribuições decorrentes da análise de imagens (de carácter educativo e/ou de instrução) quando apresentadas isoladas ou incorporadas num contexto gráfico. Neste estudo, a imagem é considerada como elemento comunicador, revelando-se as suas tipologias, funções e as suas leituras plasmadas na análise imagética. São discutidos aqui três estudos práticos de testes de compreensão de imagem que apontam como a mensagem gráfica é interpretada na forma isolada ou inserida em contexto. Os resultados alcançados com os estudos revelam o papel do contexto gráfico e sua possível influência para a correta interpretação da mensagem.
Artigo completo:
This paper aims to present the influence of visual context in the studies concerned with messages’ comprehension through images, identifying the effective contributions derived from the analysis of images (of educational and / or instructional nature) when isolated presented or incorporated in a graphic context. In this study, the image is considered as a communicating element, revealing its typologies, functions and its reading expressed in the imaginary analysis. We discuss here three practical studies and tests of image comprehension that show how the graphic message is interpreted isolated or inserted in context. The results reveals the role of the graphic context and its possible influence on the real interpretation of the message.
Palavras-chave: Contexto gráfico, mensagem visual, análise da imagem, teste de compreensão,
Palavras-chave: graphic context, visual message, Image analysis, comprehension test,
DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0122
Referências bibliográficas
- [1] Aguiar, V. T. (2004). O verbal e o não verbal. São Paulo: UNESP.
- [2] Arnheim, R. (2005). Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. Trad. Ivonne Terezinha de Faria. São Paulo: Pioneira thomson Learning.
- [3] Ashwin, C. (1979). The ingredients of style in contemporary illustration: a case study. Information Design Journal, n. 1, p. 51–67.
- [4] Aumont, J.(2002). A Imagem. Trad. Estela dos Santos Abreu. São Paulo: Papirus.
- [5] Azevedo, E. (2006). A representação gráfica de sinais de advertência em manuais de instrução de produtos eletroeletrônicos. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco.
- [6] Berlo, D. K. (2003). O processo da comunicação: introdução à teoria e à prática. Trad. Jorge Arnaldo Fontes. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes.
- [7] Bertin, J. (1967). Sémiologie Graphique. Les diagrammes, les réseaux, lescartes, Paris, La Haye, Mouton, Gauthier-Villars.
- [8] Borba, M. R. R.; Alquete, T. (2011). Análise da compreensão e efetividade das imagens instrutivas presentes nos materiais gráficos de prevenção e combate a dengue. In: 6º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011, Lisboa. Anais VI CIPED.
- [9] Borba, M. (2013). Comunicação e instrução: a linguagem visual das campanhas de saúde de combate à dengue. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco.
- [10] Calado, I. (1994). A utilização educativa das imagens. Portugal: Porto.
- [11] Camargo, L. (1998). Poesia infantil e ilustração: estudo sobre 'Ou isto ou aquilo' de Cecília Meireles. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas.
- [12] Coutinho, S. G. (2006). Design da informação para educação. Revista Brasileira de Design da Informação, v.3 -1/2, p. 49-60.
- [13] Estrella, C. (2006). Comunicação e Imagem. Rio de Janeiro: Editora Rio.
- [14] Freire, V. E. C., Santos, P. G., Almeida, T. P. (2003). A função semântica de imagens em livro didático infantil de Língua Portuguesa. In: Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. Recife. Anais do Congresso Nacional de Iniciação Científica de Design da Informação.
- [15] Goldsmith, E. (1984). Research into Illustration: An Approach and a Review. Cambridge University.
- [16] Joly, M. (2005). Introdução à análise da imagem. 9 ed. São Paulo: Papirus.
- [17] Maia, T. C. (2008). A representação de dimensões de tempo em instruções visuais e sua relação com imagens mentais de usuários. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Paraná
- [18] Spinilo, C. (2000). An analytical approach to procedural picyotial sequences. Tese (Doutorado). Reading, Grã-Bretanha: The University of Reading.
Como citar:
Borba, Marina; Parreira, Suzana; "O papel do contexto gráfico nos estudos de análise imagética", p. 131-136 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0122
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações