ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

BERNARDO, Ana Carolina Diniz ; QUEIROZ, Virginia Magliano ; ALMEIDA, Lutero Pröscholdt ;

ARTIGO COMPLETO:

"A formação generalista do arquiteto e urbanista torna ainda mais necessário o ensino do desenho universal (DU), já exigido desde 2021 pelo Ministério da Educação por meio da Resolução CNE/CES nº01/2021. Diante desta obrigatoriedade e importância, este artigo tem o objetivo de investigar a compreensão dos alunos concluintes do curso de arquitetura e urbanismo, da Região Metropolitana da Grande Vitória (ES), sobre a acessibilidade e o DU. Como parte de uma dissertação de mestrado, aplicou-se um questionário junto aos universitários, para averiguar esse conhecimento. Constatou-se que muitos estudantes tem dificuldade de entender as semelhanças e diferenças entre acessibilidade e DU."

ARTIGO COMPLETO:

The generalist training of architects and urban planners makes the teaching of Universal Design (UD) even more necessary, as required since 2021 by Ministry of Education through Resolution CNE/CES nº 01/2021. Faced with this obligation and importance, this article aims to investigate the understanding of final-year students in architecture and urban planning courses in the Metropolitan Region of Greater Vitória – ES, about accessibility and UD. As part of a master’s dissertation, a questionnaire was administered to university students to assess this knowledge. It was found that many students have difficulty understanding the similarities and differences between accessibility and UD.

Palavras-chave: Acessibilidade; discente; questionário,

Palavras-chave: Accessibility; student; questionnaire,

DOI: 10.5151/eneac2024-831676

Referências bibliográficas
  • [1] "CAU – CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL. Para que serve o
  • [2] RRT? CAU/BR, 2015. Disponível em: . Acesso
  • [3] em: 25 ago. 202
  • [4] DORNELES, Vanessa Goulart. Estratégias de ensino de desenho universal para cursos
  • [5] de graduação em arquitetura e urbanismo. 2014. Tese (Doutorado em Arquitetura e
  • [6] Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2014.
  • [7] IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Espírito Santo. 2023.
  • [8] Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2023
  • [9] LIMA, Mariana Azevêdo de; MEDEIROS, Ana Thereza Faria de; ELALI, Gleice Azambuja. A
  • [10] Compreensão da acessibilidade ambiental por arquitetos recém-formados. In: V
  • [11] ENCONTRO NACIONAL DE ERGONOMIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO E VI
  • [12] SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ACESSIBILIDADE INTEGRAL, 5., 6., 2014, Rio de Janeiro.
  • [13] Anais... Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2014. v.1.
  • [14] BRASIL. Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação
  • [15] Superior. Resolução nº 2, de 17 de junho de 2010. Diário Oficial da União Brasília, 18 jun.
  • [16] 2010. Seção 1, p. 37.
  • [17] BRASIL. Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação
  • [18] Superior. Resolução nº 1, de 26 de março de 2021. Diário Oficial da União, Brasília, 29
  • [19] mar. 2021. Seção 1, p. 85.
  • [20] PDUI – Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana da Grande
  • [21] Vitória. Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit).
  • [22] Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2023.
  • [23] ROSA, Cleyton Luiz da Silva; BRAIDA, Frederico; ANTUNES, Natália Cobuci. Panorama do
  • [24] ensino de ergonomia e da acessibilidade nos cursos de arquitetura e urbanismo das
  • [25] instituições de ensino superior públicas brasileiras. In: VIII ENCONTRO NACIONAL SOBRE
  • [26] ERGONOMIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO E IX SEMINÁRIO BRASILEIRO DE
  • [27] ACESSIBILIDADE INTEGRAL. 2020, Natal. Anais... São Paulo: Blucher, 2020.
  • [28] VITÓRIA (Município). Decreto nº 15.200, de 7 de novembro de 2011. Vitória, 2011.
  • [29] Disponível em:
  • [30] .
  • [31] Acesso em 21 set. 2023."
Como citar:

BERNARDO, Ana Carolina Diniz; QUEIROZ, Virginia Magliano; ALMEIDA, Lutero Pröscholdt; "O PONTO DE VISTA DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE DESENHO UNIVERSAL NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ", p. 1467-1478 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831676

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações