Janeiro 2024 vol. 12 num. 1 - 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design | CIDI+CONGIC 2023
CONGIC - Open Access.
O Potencial Uso De Mão-de-obra Infanto-juvenil em Roblox
The Potential Use of Child Labor in Roblox
Flôr, Ana Clara ; AUTO, LUÍSA SANTOS TREVAS ; Ramos, Maria Fernanda ; Soares, Nilson Valdevino ;
CONGIC:
Este artigo pretende analisar o atual cenário de game-making intrínseco ao jogo Roblox e explorar a estrutura e possíveis implicações legais de jogos on-line que transformam o jogador em um produtor de conteúdo. Roblox é uma das plataformas de criação de jogos online que acendeu em popularidade durante a pandemia do COVID-19, e com um público majoritariamente infanto-juvenil. O propósito deste artigo é aflorar a discussão acerca de trabalho infantil camuflado de recreação em plataformas de jogos online. Os resultados demonstram que usuários da plataforma Roblox para produção de jogos poderiam, sim, ser considerados trabalhadores, e não estão sendo remunerados de maneira correta. Destacamos que esta pesquisa apresenta apenas os achados preliminares da etapa exploratória de uma pesquisa maior, ainda em andamento.
CONGIC:
This short paper aims to analyze the current game making scenario inherent to the game Roblox and explore the structure and possible legal ramifications of on-line games that turn the player into the content maker. Roblox is one of the game making platforms that rose in popularity during the COVID-19 pandemic, and with a mostly child and youth audience. The purpose of this paper is to bring to light the discussion about child labor camouflaged as leisure on online gaming platforms. The results show that users of the Roblox platform for game production could, in fact, be considered workers, and are not currently being paid correctly. We emphasize that this research presents only the preliminary findings of the exploratory stage of a larger research, still in progress.
Palavras-chave: Roblox, trabalho infantil, mídia, jogos on-line, game studies,
Palavras-chave: roblox, child labour, media, on-line games, game studies,
DOI: 10.5151/cidiconcic2023-144_649059
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Como citar:
Flôr, Ana Clara; AUTO, LUÍSA SANTOS TREVAS; Ramos, Maria Fernanda; Soares, Nilson Valdevino; "O Potencial Uso De Mão-de-obra Infanto-juvenil em Roblox", p. 2016-2025 . In: .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidiconcic2023-144_649059
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