Setembro 2015 vol. 1 num. 1 - 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014
Artigo Completo - Open Access.
O problema da análise comparativa nos estudos das adaptações
Rodrigues, Isadora Meneses ;
Artigo Completo:
Este artigo se propõe a discutir a metodologia de análise comparativa nos estudos das adaptações a partir de teóricos que vão refletir a posição das imagens na sociedade contemporânea por meio da relação entre o dizível e o visível, como Vilém Flusser, W.J.T. Mitchell e Jacques Rancière. Com base nos teóricos citados, iremos defender a ideia de que não faz mais sentido falar em especificidade dos meios artísticos e tentaremos apontar caminhos alternativos para o estudo da relação entre palavra e imagem, utilizando os estudos da visualidade e da cultura visual.
Artigo Completo:
Palavras-chave: Palavra, Imagem, Especificidade,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/phypro-intermidialidade2014-015
Referências bibliográficas
- [1] Aumont, J. Andamp; Marie, M. (2006). Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas, SP: Papirus.
- [2] Bazin, A. (1951). O cinema (Ensaios). Tradução de Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense.
- [3] Bakthin, M. (2003). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
- [4] Bluestone, G. (1973). Novels into Film. Berkeley, University of Califórnia Press.
- [5] Costa, F. (2005). O primeiro Cinema: espetáculo, narração e domesticação. Rio de Janeiro: Azougue editorial.
- [6] Eisenstein, S. (2002). A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
- [7] Flusser, V. (2011). Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Anablumm.
- [8] Genette, G. (2006). Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Extratos traduzidos por Luciene Guimarães e Maria Antônia Ramos Coutinho. Belo Horizonte: Faculdade de Letras - UFMG.
- [9] Horário. (1992). Arte Poética. In: A Poética Clássica: Aristóteles, Horácio. Longino. Org. Roberto de Oliveira Brandão. São Paulo: Cultrix.
- [10] Mitchell, W. J. T. (1994). Picture Theory. Chicago, University of Chicago Press.
- [11] _________________. (1986). Iconology. Image, Text, Ideology. Chicago, University of Chicago Press.
- [12] _________________. (2002) Showing seeing: a critique of visual culture. Journal of Visual Culture, Vol 1(2): 165-181.
- [13] Rancière, J. (2012a). O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto.
- [14] _________________. (2012b). As Distâncias do Cinema. Rio de Janeiro: Contraponto.
- [15] _________________. (2009). A Partilha do sensível. São Paulo: Editora 34.
- [16] Silva, M. V. B. Andamp; Freire, R. de L. (2013). Sobre uma sociologia da adaptação fílmica: um ensaio de método. Crítica Cultural, Florianópolis, v. 2, n. 2, p.1-7, dez. 2007. Disponível em: Andlt;http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/critica/0202/05.htmAndgt;. Acesso em: 28 dez. 2013.
- [17] Silva, M. V. B. (2013). Adaptação intercultural: em busca de um modelo analítico. Significação, São Paulo, v. 1, n. 38, p.198-226, dez. 2012. Disponível em: Andlt;http://www.usp.br/significacao/artigo.asp?C�digo=107Andgt;.
- [18] Stam, R. (2003). Introdução à teoria do cinema. Campinas, SP: Papirus.
- [19] ____________. (2008). A literatura através do cinema. Belo Horizonte: Editora UFMG.
- [20] Woolf, V. (2014). The Cinema. 1926. Disponível em: Andlt;http://modvisart.blogspot.com.br/2006/04/virginia-woolf-cinema-1926.htmlAndgt;.
Como citar:
Rodrigues, Isadora Meneses; "O problema da análise comparativa nos estudos das adaptações", p. 185-198 . In: Aguiar, Daniella; Queiroz, João (Eds.). Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014 [=Blucher Arts Proceedings, v.1 n.1].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2447-3332,
DOI 10.5151/phypro-intermidialidade2014-015
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações