Junho 2024 vol. 12 num. 3 - 7º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP
Article - Open Access.
O processo projetual em design para ambientes: contextualização dos cursos de bacharelados no ensino superior e panorama da pesquisa de campo.
The design process in design for environments: contextualization of bachelor's degrees in higher education and overview of field research.
BRITO, Thábata ; TARALLI, Cibele Haddad ;
Article:
Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa de doutorado sobre a prática de projeto em design para ambientes a respeito das configurações do ensino no processo projetual nas disciplinas práticas dos cursos de bacharelados em design para ambientes no ensino superior brasileiro. Essa investigação expõe de forma sucinta uma contextualização sobre a análise documental dos cursos de: Design de Ambientes - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Design de Interiores - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Superior em Decoração - Universidade Federal da Bahia (UFB) e o Design de Interiores - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP), o estudo, expõem as matrizes curriculares das instituições investigadas apresentando suas histórias, particularidades, delimitações e conceituações dos cursos, como também, compreende a abordagem proposta para formação e manutenção dos cursos, do mesmo modo que analisa a formação do corpo docente, por meio da investigação dos currículos lattes dos professores. A partir dessa contextualização desenvolve uma apreciação comparativa sobre os cursos e corpo docente das quatro instituições. Simultaneamente com o referencial teórico, foi realizada a pesquisa de campo, na categoria de pesquisa qualitativa composta por entrevistas e questionários na modalidade de estudo de reconhecimento sobre o ensino dos processos projetuais adotados pelos docentes nas disciplinas de práticas de projetos ensinadas e utilizadas nos cursos citados acima. Nesse trabalho encontra-se o panorama da realização da pesquisa de campo e os tópicos com os temas interrogados aos professores. A pesquisa de campo identificou os métodos projetuais e pedagógicos, entre outros recursos utilizados pelos docentes para instrumentar e ensinar alunos a projetarem ambientes nas disciplinas práticas, como também, reconheceu as dificuldades, particularidades e características específicas e necessárias para ensinar projeto nesse campo. Por se tratar de uma pesquisa de doutorado no estágio final, os dados tratados e todas as informações levantadas encontram-se no documento da tese, reconhecendo esse trabalho como um panorama estrutural do desfecho da pesquisa.
Article:
This work presents an excerpt from doctoral research on the project practice in design for environments regarding teaching configurations in the design process in practical disciplines of bachelor's degrees in design for environments in Brazilian higher education. This investigation succinctly presents a contextualization of the documentary analysis of the courses: Environmental Design - University of the State of Minas Gerais (UEMG); Interior Design - Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ); Degree in Decoration - Federal University of Bahia (UFB) and Interior Design - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP), the study, exposes the curricular matrices of the investigated institutions presenting their histories, particularities, delimitations and conceptualizations of the courses, as well as understanding the proposed approach for training and maintenance of courses, in the same way that it analyzes the training of the teaching staff, through the investigation of the teachers' latte curricula. From this contextualization, a comparative assessment of the courses and teaching staff of the four institutions is developed. Simultaneously with the theoretical framework, field research was carried out, in the category of qualitative research consisting of interviews and questionnaires in the form of a recognition study on the teaching of design processes adopted by teachers in the project practice disciplines taught and used in the aforementioned courses. above. This work contains an overview of the field research carried out and the topics with which the teachers were questioned. Field research identified design and pedagogical methods, among other resources used by teachers to instrument and teach students to design environments in practical disciplines, as well as recognizing the difficulties, particularities and specific characteristics necessary to teach design in this field. As this is final-stage doctoral research, the data processed and all the information collected are found in the thesis document, recognizing this work as a structural overview of the research outcome.
Palavras-chave: Design para ambientes, processo projetual, ensino superior,
Palavras-chave: Design for environments, design process, higher education,
DOI: 10.5151/7spdesign-006
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
BRITO, Thábata; TARALLI, Cibele Haddad; "O processo projetual em design para ambientes: contextualização dos cursos de bacharelados no ensino superior e panorama da pesquisa de campo.", p. 21-24 . In: Anais do 7º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/7spdesign-006
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações