Dezembro 2018 vol. 4 num. 4 - GAMPI Plural 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O profissional de design no desenvolvimento de infográficos em jornais diários da cidade de Criciúma/SC

The professional of design in the development of infographics in daily newspapers of the city of Criciúma/SC

HECK, Ana Cláudia Corrêa ; DENARDI, Davi Frederico do Amaral ;

Artigo Completo:

A infografia é um gênero de comunicação cada vez mais utilizado, sobretudo no jornalismo. Geralmente esse tipo de produto é de responsabilidade do designer, um profissional que nem sempre faz parte das redações jornalísticas, comprometendo a qualidade da comunicação. Assim, este estudo tem como objetivo verificar a participação do profissional do design gráfico no desenvolvimento da infografia dos principais jornais diários situados no município de Criciúma-SC por meio de entrevistas nas redações dos jornais. Como resultado percebeu-se que há a falta de profissionais qualificados na área de design gráfico para a confecção de infográficos e diagramação nos jornais diários impressos.

Artigo Completo:

Infography is a type of communication that is increasingly used, especially in journalism. Usually this type of product is the responsibility of the designer, a professional who is not always part of the newsroom, compromising the quality of communication. Thus, this study aims to verify the participation of the graphic design professional in the development of the infographics of the main daily newspapers located in the city of Criciúma-SC through interviews in newsrooms. As a result it was noticed that there is the lack of qualified professionals in the area of graphic design for the making of infographics and diagramming in the daily newspapers printed.

Palavras-chave: Infografia; design; jornais,

Palavras-chave: Infography; design; newspapers,

DOI: 10.5151/gampi2017-24

Referências bibliográficas
  • [1] CALDWELL, Cath. ZAPPATERRA, Yolanda. Design Editorial: Jornais e Revistas / Mídias Impressas e Digitais. 1 ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
  • [2] CECILIO, Evane e PEGORARO, Everly. A infografia no jornalismo impresso: além da simples complementação, um novo modo de se fazer jornalismo. 2011. VIII Encontro Nacional de História da Mídia Unicentro, Guarapuava, PR, 2011.
  • [3] GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, n. 61, p. 16-17, 2008.
  • [4] LIMA, Ricardo Cunha. O que e´ infografia jornali´stica?. Revista Brasileira de Design da Informação / Brazilian Journal of Information Design. São Paulo, v. 12, n. 1. 2015, p. 111-127.
  • [5] LUCAS LUCENA, Ricardo Jorge de. Infografia Jornalística: uma revisão bibliográfica necessária. X Congreso de ALAIC: 2010.
  • [6] MARCONI, M. de A.; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004.
  • [7] MÓDOLO, Cristiane Machado. Infográficos: características, conceitos e princípios básicos. Unesp, 200
  • [8] NOGUEIRA, Daniel; NOJIMA,Vera Lucia; BRAIDA, Frederico. 2015. Retórica do design: discurso visual e persuasão na produção de infográficos. Anais [Pôster] do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings [Poster] of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015. São Paulo: Blucher, 2015.
  • [9] PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. Guia para a edição jornalística. 4. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
  • [10] SUZIGAN, Ana Luisa Cruz. Design e fotografia: o retrato nas capas da Revista BRAVO!. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2012.
  • [11] TEIXEIRA, Tattiana. O futuro do presente: os desafios da Infografia jornalística. Revista Icone. V.11 n.2. 2009.
Como citar:

HECK, Ana Cláudia Corrêa; DENARDI, Davi Frederico do Amaral; "O profissional de design no desenvolvimento de infográficos em jornais diários da cidade de Criciúma/SC", p. 277-287 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/gampi2017-24

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações