Janeiro 2024 vol. 12 num. 1 - 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design | CIDI+CONGIC 2023
CONGIC - Open Access.
O repertório tipográfico da Typographia de Viúva Sobral entre 1848 e 1866
The typographic repertoire of Widow Sobral letterpress printing shop between 1848 and 1866
Rosado, Camila Costa Santos ; Farias, Priscila Lena ;
CONGIC:
Este artigo apresenta resultados de um estudo baseado no levantamento de dados biográficos e do repertório tipográfico da oficina de impressão dirigida por Francisca Amélia da Silva Sobral entre 1848 e 1866. O principal objetivo da pesquisa foi contribuir para a compreensão do papel da mulher na cultura da impressão no século XIX na capital paulista. Apesar dos escassos resultados a respeito da biografia da Viúva Sobral, foi possível coletar e analisar uma variada quantidade de famílias tipográficas, ornamentos e vinhetas utilizados pela empresa em periódicos, caracterizando, assim, o seu repertório.
CONGIC:
This article presents the results of a study based on the collection of biographical data and of the typographic repertoire of the printing shop directed by Francisca Amélia da Silva Sobral between 1848 and 1866. The main objective of the research was to contribute to the understanding of the role of women in print culture in the 19th century in São Paulo city. Despite the scarce results regarding the biography of Viúva Sobral, it was possible to collect and analyze a varied amount of typographic families, ornaments and vignettes used by the company in periodicals, thus characterizing her repertoire.
Palavras-chave: memória gráfica, tipografia, gênero, história de São Paulo,
Palavras-chave: graphic memory, typography, gender, history of São Paulo,
DOI: 10.5151/cidiconcic2023-135_650630
Referências bibliográficas
- [1] CRUZ, H. F. (2000). São Paulo em papel e tinta: periodismo e vida urbana - 1890-1915. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo.
- [2] FARIAS, P. L. (2016). Estudos sobre tipografia: letras, memória gráfica e paisagens tipográficas. [Tese Livre Docência]. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo.
- [3] FARIAS, P. L. & ONODA, M. A. (2015). Letras toscanas no repertório tipográfico de Jorge Seckler (1883-1895). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: Blucher.
- [4] FARIAS, P. L. (2022). Tipografia Paulistana: um protocolo de pesquisa. In: Curcio, G. F.; Piaia, J. S.; Rezende, A. (orgs.). Anais da 4a Jornada de Pesquisa LabVisual: Procedimentos metodológicos. São Paulo: FAUUSP. pp. 48-5
- [5] GARONE GRAVIER, M. & CORBETO LÓPEZ, A. (2011). Huellas invisibles sobre el papel: las impresoras antiguas en España y México (Siglos XVI al XIX). Locus: Revista de Historia, 17(2), 103-104.
- [6] LOTUFO, L. (2019). Rostos tipográficos: a tipografia das folhas de rosto de livros impressos na cidade de São Paulo entre 1836 e 1918. [Dissertação de Mestrado]. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo.
- [7] PAULA, A. A. & CARRAMILLO NETO, M. (1989). Artes Gráficas no Brasil: registros 1746-1941. São Paulo: Laserprint.
- [8] OLIVEIRA, V. M. & FARIAS, P. L. (2019). O repertório de tipos da Typographia Imparcial de Marques & Irmão entre 1857 e 1862. InfoDesign, 16(3), 467–476. https://doi.org/10.51358/id.v16i3.770
Como citar:
Rosado, Camila Costa Santos; Farias, Priscila Lena; "O repertório tipográfico da Typographia de Viúva Sobral entre 1848 e 1866", p. 1898-1906 . In: .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidiconcic2023-135_650630
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações