Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Resumo - Open Access.
O RÓTULO É A CERVEJA: uma análise semiótica de conteúdo
Mattos, Jader ; Nojima, Vera Lúcia ; Braida, Frederico ;
Resumo:
O presente artigo apresenta parte da pesquisa de mestrado sobre a linguagem inovadora dos rótulos de cervejas artesanais contemporâneas. Refere-se à fase de análise e tem como objetivo descrever os procedimentos adotados durante a pesquisa. Toma como método as técnicas de análise de conteúdo desenvolvidas por Laurence Bardin. Desenvolve-se sob a perspectiva de uma análise de conteúdo não-verbal, tendo como viés as dimensões semióticas da linguagem (sintática semântica e pragmática). Apresenta-se como resultado a presença de diferentes abordagens na linguagem do design dos rótulos de cervejas artesanais brasileiras. A presença ou a ausência de determinados signos revelam que vigoram no segmento cervejeiro rótulos que conservam uma linguagem tradicional e outros que assumem uma linguagem inovadora.
Artigo selecionado para publicação na ESTUDOS EM DESIGN (https://www.eed.emnuvens.com.br/design/)
Resumo:
Palavras-chave: rótulos de cervejas; análise de conteúdo; linguagem.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0122
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Como citar:
Mattos, Jader; Nojima, Vera Lúcia; Braida, Frederico; "O RÓTULO É A CERVEJA: uma análise semiótica de conteúdo", p. 1440-1452 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0122
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