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O significado das cores nas eleições presidenciais de 2022: uma análise de artefatos gráficos da campanha do PL

The meaning of colors in the 2022 presidential election: an analysis of graphic artifacts from the PL campaign

Pereira, Carla Patricia de Araújo ; França, Hérisson de Vasconcelos ; Freitas, Sonally ;

CIDI:

Amplamente utilizadas na comunicação política, as cores tem um potencial informativo e persuasivo, sendo relevante o conhecimento dos códigos utilizados. Este artigo relata um estudo exploratório em que foram analisados artefatos gráficos da campanha do candidato à reeleição pelo PL, com o objetivo de compreender os significados associados às cores no contexto social e político das eleições presidenciais brasileiras de 2022. Para tanto, foi realizada uma investigação qualitativa, de natureza aplicada, em duas etapas: (1) pesquisa bibliográfica e (2) análise visual. A análise apoiou-se na identificação das cores predominantes, utilizando-se a ferramenta Image Color Summarizer. Para interpretação do significado das cores, utilizou-se o método proposto por Pereira (2011). Os resultados mostraram um uso exclusivo das cores nacionais no material, dividindo-se em dois conjuntos: (1) fundo verde (com predomínio do verde-amarelo) e (2) fundo branco (com predomínio de branco e azul). No conjunto analisado, o verde-amarelo remete aos conceitos de ‘militar’, ‘patriota’ e ‘cidadão de bem’, contribuindo para legitimar a imagem do candidato como ‘representante oficial dos brasileiros’. Branco e azul, por sua vez, reforçam o imaginário do ‘messias’, colaborando para a percepção pública pretendida de homem religioso e ‘não corrompido’. Conclui-se que as cores reforçam o direcionamento da comunicação para grupos conservadores e religiosos, e contribuem para sua eficiência persuasiva.

CIDI:

Widely used in political communication, colors have an informative and persuasive potential, being relevant the knowledge of the codes used. This article reports an exploratory study in which graphic artifacts of the campaign of PL’s candidate for re-election were analyzed, with the objective of understanding the meanings of colors in the social and political context of the 2022 Brazilian presidential election. To this end, a qualitative investigation of an applied nature was carried out in two stages: (1) bibliographic research and (2) visual analysis. The analysis was based on the predominant colors identification, using the Image Color Summarizer tool. To interpret the meaning of the colors, we used the method proposed by Pereira (2011). The results showed an exclusive use of national colors in the material, divided into two sets: (1) green background (with predominance of green-yellow) and (2) white background (with predominance of white and blue). In the set analyzed, the green-yellow refers to the concepts of 'military', 'patriot' and 'good citizen', contributing to legitimize the candidate image as 'official representative of Brazilians'. White and blue, in turn, reinforce the imaginary of the 'messiah', contributing to the intended public perception of a religious and 'uncorrupted' man. It is concluded that the colors reinforce the direction of communication to conservative and religious groups, and contribute to their persuasive efficiency.

Palavras-chave: significado das cores, artefatos gráficos, comunicação política,

Palavras-chave: meaning of colors, graphic artifacts, political communication,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-93_651481

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Como citar:

Pereira, Carla Patricia de Araújo; França, Hérisson de Vasconcelos; Freitas, Sonally; "O significado das cores nas eleições presidenciais de 2022: uma análise de artefatos gráficos da campanha do PL", p. 1407-1418 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-93_651481

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