Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
O USO DE SONDAS CULTURAIS NO PROCESSO DE DESIGN DE PRODUTO: uma experiência com estudantes de graduação
Zacar, Cláudia Regina Hasegawa ;
Artigo:
Este artigo tem por objetivo descrever o processo de desenvolvimento, aplicação e análise de sondas culturais por uma turma de graduação, como etapa do processo de design de produto. Em síntese, as sondas culturais se caracterizam como uma técnica exploratória para investigar fenômenos do cotidiano. Esta abordagem tem como base a autodocumentação, que é realizada pelos participantes a partir de objetos e tarefas projetados para este fim. Os resultados obtidos por meio dessa técnica podem auxiliar na busca por ideias e inspirações para projetos de design. O processo de desenvolvimento das sondas aqui descrito foi realizado em três etapas principais, adaptadas da metodologia proposta por Mattelmäki (2006): 1) sintonização; 2) projeto das sondas e; 3) interpretação e resultados. Posteriormente foram geradas alternativas e desenvolvidas soluções para os problemas identificados a partir da sondagem. Algumas dessas soluções são aqui apresentadas para ilustrar o processo realizado. Por fim, são elencados e discutidos os principais pontos positivos e negativos dessa experiência, considerando os resultados obtidos e a metodologia utilizada.
Artigo:
This paper aims to describe the process of development, implementation and analysis of cultural probes by a group of graduate students, considering probes as phase of the product design process. In summary, cultural probes are characterized as an exploratory technique for investigating everyday events. This approach is based on self- documentation, which is performed by participants through objects and tasks designed for this purpose. The results obtained with this technique can assist in the search for ideas and inspiration for design projects. The development process of the probes here described was performed in three main steps, adapted from the methodology proposed by Mattelmäki (2006): 1 ) tuning in; 2 ) designing the probes and ; 3 ) interpretation and results. Later on, alternatives were generated and solutions to the identified problems were developed. Some of these solutions are presented here to illustrate the process. Finally, the major positive and negative aspects of this experience, considering the results obtained and the methodology used, are listed and discussed.
Palavras-chave: design de produto, metodologia, sondas culturais., product design, methodology, cultural probes.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-00966
Referências bibliográficas
- [1] BOEHNER, Kirsten et. al. How HCI Interprets the Probes. Anais… CHI 2007 Designing for Specific Cultures. San Jose, CA, USA, abr./maio, 2007.
- [2] DAROS, Carolina. Design para a sustentabilidade: oportunidades de inovação a partir dos hábitos de consumo na habitação de interesse social. 2013. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós Graduação em Design, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2013.
- [3] GAVER, William et. al. Cultural Probes and the value of uncertainty. Interactions, v. XI.5, p. 53-56, 2004.
- [4] JUDICE, Andrea; JUDICE, Marcelo. (2007a). Designing cultural probes to study "invisible" communities in Brazil. Design Inquiries, 2007.
- [5] JUDICE, Andrea; JUDICE, Marcelo (2007b). Empathy Probes in Brazil: “Faith, Trust and Pixie Dust!”. 2007. Disponível na internet por http em: Andlt; http://tm.uiah.fi/tutpor/AOR2 007/ Judice.pdfAndgt;. Acesso em 9 abril 2010.
- [6] LEE, Yanki; BICHARD, Jo-Anne; COLEMAN, Roger. Designing with users, how? Investigate users involvement tactics for effective inclusive design processes. Anais… INTERNATIONAL DMI EDUCATION CONFERENCE. Design Thinking: New Challenges for Designers, Managers and Organizations. Cergy-Pointoise, França, abril 2008.
- [7] LIMA, Jônatas Dias. Beber até cair é comum entre jovens: pesquisas recentes constatam que acadêmicos exageram na bebida. Proximidade entre bares e câmpus incentiva o consumo. Gazeta do Povo, Curitiba, 26 nov. 2012. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/conteudo.phtml?i d=1321138Andgt;. Acesso em 14 maio 2014.
- [8] LUCERO, Andrés et. al. How Probes Inform and Influence the Design Process. Anais…
- [9] DESIGNING PLEASURABLE PRODUCTS AND INTERFACES. Helsinki, ago. 2007.
- [10] MATTELMÄKI, Tuuli. Design Probes. Vaajakoski: University of Art and Design Helsinki, 2006.
- [11] SIMAS, Anna. Sozinhos e mal alimentados: macarrão instantâneo e congelados são os alimentos mais consumidos por universitários que vivem longe dos pais. Gazeta do Povo, Curitiba, 12 nov. 2012. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/conteudo.phtml?tl=1Andamp;id=1316 732Andamp;tit=Sozinhos-e-mal-alimentadosAndgt;. Acesso em 14 maio 2014.
Como citar:
Zacar, Cláudia Regina Hasegawa; "O USO DE SONDAS CULTURAIS NO PROCESSO DE DESIGN DE PRODUTO: uma experiência com estudantes de graduação", p. 1395-1405 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-00966
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações