Fevereiro 2024 vol. 2 num. 13 - Plural Design Digital

Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O uso de vídeos como recurso didático

The use of videos as a didactic resource

Gretter, Mariana ; Morgenstern, Elenir C. ;

Completo:

O artigo, apresentando-se como recorte de pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional em Design da UNIVILLE, intenciona analisar o cenário atual referente ao uso de vídeos como recurso didático no Brasil. Desta forma, a pergunta que motivou esta reflexão foi: qual a eficácia da utilização de vídeos didáticos na educação brasileira? A investigação justifica-se pelo aumento da demanda de conteúdo educacional online durante a pandemia de COVID-19, quando as aulas presenciais foram suspensas em muitos lugares e as instituições de ensino precisaram de ensino remoto. O recorte da pesquisa focou na prática de aprendizado pelo Youtube. Em termos de pesquisa teórica, a investigação esteve conectada às referências bibliográficas do projeto SIMBOL/UNIVILLE. Entretanto também se apoiou em referências de artigos científicos que conceituaram as modalidades de ensino e aprendizagem, o uso e produção de vídeos didáticos e a ressignificação da educação remota após a pandemia COVID-19. Palavras-chave: Vídeos Didáticos; Professores-Youtubers; Educação;

Completo:

This article presents itself as a research excerpt from the Professional Master's in Design, entitled "Audiovisual Tools and Techniques Applied to the Production of Educational Videos." The aforementioned research aims to develop audiovisual communication strategies in educational videos. The article intends to analyze the current scenario regarding the use of videos as a didactic resource in Brazil. Thus, the question that motivated this reflection was: what is the effectiveness of using educational videos in Brazilian education? In terms of theoretical research, the investigation was connected to the bibliographic references of the SIMBOL project. However, it also relied on references from scientific articles that conceptualized teaching and learning modalities, the use and production of educational videos, and the redefinition of remote education after the COVID-19 pandemic.

Palavras-chave: vídeos didáticos; professores-youtubers; educação,

Palavras-chave: educational videos; teacher youtubers; education,

DOI: 10.5151/pluraldesig2023-43

Referências bibliográficas
  • [1] ANDRADE, Regiane Cardoso. MARIANO, Daniela da Silva. Reflexões acerca do ensino remoto e sua inclusão na educação pública. 202
  • [2] BECKER, Howard. Falando da Sociedade: Ensaio sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2009.
  • [3] BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2007.
  • [4] CETIC, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. MEC, Ministério da Educação. O Uso de Tecnologias Digitais na Educação Básica Brasileira. 2020. Acesso em 19/04/23. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/educacao/indicadores/
  • [5] BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Ed. Zouk, 2008.
  • [6] FRIEDRICH, Iara Inês Hickmann. CONRADI, Carla Cristina Nacke. Uso e Produção de vídeos nas aulas de História: Limitações e Possibilidades. 2008.
  • [7] INDE. National Geographic Augmented Reality experience by INDE. Youtube, 13 de Abril de 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xhYoRSXbQLs&t=167s&ab_channel=INDE
  • [8] JÚNIOR, Tarcísio Moreira de Queiroga. Youtube como plataforma para o ensino de história: na era dos ‘’professores-youtubers’’. Universidade Federal da Integração Latino Americana, 201
  • [9] MORGENSTERN, Elenir (Portal Arte & Design). IMPRESSIONISMO: Aula em Giverny/França. Youtube, 13 de Abril de 201 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SBDDnZKBnfo&t=2s&ab_channel=PortalArte%26Design
  • [10] MOURA, Gabriela Beatriz Ferraz de FREITAS, Lúcia Gonçalves de. O Youtube como ferramenta de aprendizagem. 2018.
  • [11] OLIVEIRA, Gabriela Cristina. SANTOS, Rodrigo. O Capital Cultural da Educação: Uma análise sobre o desempenho escolar. 2017.
  • [12] PAZZINI, Darlin Nalú Avila. ARAÚJO, Fabrício Viero. O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. 2013.
  • [13] PEREIRA, Anthony Ricardo De Moura. VISENTINI, Cássio Magrini. LEHNHART, Eliete dos Reis. Meus vídeos estão a favor do algoritmo do youtube: investigando os elementos que favorecem a popularidade de conteúdos digitais.
Como citar:

Gretter, Mariana; Morgenstern, Elenir C.; "O uso de vídeos como recurso didático", p. 230-239 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/pluraldesig2023-43

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações