Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020
Artigo completo - Open Access.
O valor simbólico da nostalgiano design de embalagens
The symbolic value of nostalgia in packaging design
Santos, Airton Costa dos ; Cardoso, Fernanda de Abreu ;
Artigo completo:
Embalagens são produções do Campo do Design que em grande parte das vezes almejam resultadosde venda de um produto. Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre como o design e osconceitos de “nostalgia” e “tradição” relacionam-se em uma dinâmica de ambiente de consumoestimulado. Examinamos como embalagens atuais de produtos tradicionais que apresentam umavisualidade considerada “antiga”, sem grandes atualizações em relação ao seu “design original”,exploram o valor simbólico da nostalgia como estratégia de estímulo de consumo. Aportamosconsiderações a respeito da atribuição de valores simbólicos destas produções do Campo do Designafastando-se das abordagens com ênfase no papel do agente criador, o designer e de outras áreascomo a propaganda e o marketing. Este artigo aborda o design de embalagens e a percepção eatribuição de valor pelos consumidores sob uma ótica do contexto em que estes estão inseridos,tendo como base teórica principal Pierre Bourdieu e Adrian Forty.
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Packaging is a product of the Design Field that most of the time aims at consumption results. In thisarticle we discuss how design and the concepts of “nostalgia” and “tradition” are related in a dynamicenvironment of stimulated consumption. We examine how current packages of traditional productsthat present a visuality considered "old", without major updates in relation to its "original design",explore the symbolic value of nostalgia as a strategy to stimulate consumption. We supportconsiderations regarding the attribution of symbolic values of these productions from Campo doDesign, moving away from approaches with emphasis on the role of the creative agent, the designerand other areas such as advertising and marketing. This article addresses the design of packaging andthe perception and attribution of value by consumers from the perspective of the context in whichthey are inserted, based on the texts of Pierre Bourdieu and Adrian Forty as their main theoreticalbasis.
Palavras-chave: Design; consumo; nostalgia; valor simbólico; tradição,
Palavras-chave: Design; consumption; nostalgia; symbolic value; tradition,
DOI: 10.5151/cid2020-99
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Como citar:
Santos, Airton Costa dos; Cardoso, Fernanda de Abreu; "O valor simbólico da nostalgiano design de embalagens", p. 1318-1330 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cid2020-99
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