Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

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O VIÉS COGNITIVO DOS INVESTIDORES NO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO: UM ESTUDO NO SETOR BANCÁRIO NO PERÍODO DE 2015 A 2019.

O VIÉS COGNITIVO DOS INVESTIDORES NO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO: UM ESTUDO NO SETOR BANCÁRIO NO PERÍODO DE 2015 A 2019.

Araujo, Aline Bueno ; Santos, Daiane Rodrigues dos ; Medina, Fernando ; Matsuzaki, Izabel Cristina Corrêa Saldanha ; Vargas, Soraida Aguilar ;

Artigo completo:

O efeito manada é cada vez mais comum na compra e venda de ativos de muitas empresas pertencentes ao Ibovespa e o estudo para compreender a sua existência tem sido cada vez mais frequente em finanças. O presente artigo visa identificar a sua existência salientando o conceito de Finanças Comportamentais. Utilizou-se o histórico de ativos de três dos cinco melhores bancos do país no período de 2015 a 2019 para identificar a ocorrência do efeito manada. Para a identificação empregamos o método conhecido como CSSD - Cross Sectional Standart Deviation, o qual através da hipótese “O comportamento não racional no sentido econômico de um grupo de investidores pode influenciar na precificação dos ativos?”, foi capaz de identificar a existência do comportamento manada em dois dos três bancos. O resultado mostrou-se satisfatório corroborando com o referencial teórico no qual destaca o efeito manada como uma possível causa das variações excessivas de preço dos ativos.

Artigo completo:

O efeito manada é cada vez mais comum na compra e venda de ativos de muitas empresas pertencentes ao Ibovespa e o estudo para compreender a sua existência tem sido cada vez mais frequente em finanças. O presente artigo visa identificar a sua existência salientando o conceito de Finanças Comportamentais. Utilizou-se o histórico de ativos de três dos cinco melhores bancos do país no período de 2015 a 2019 para identificar a ocorrência do efeito manada. Para a identificação empregamos o método conhecido como CSSD - Cross Sectional Standart Deviation, o qual através da hipótese “O comportamento não racional no sentido econômico de um grupo de investidores pode influenciar na precificação dos ativos?”, foi capaz de identificar a existência do comportamento manada em dois dos três bancos. O resultado mostrou-se satisfatório corroborando com o referencial teórico no qual destaca o efeito manada como uma possível causa das variações excessivas de preço dos ativos.

Palavras-chave: Bancos; Efeito Manada; Finanças Comportamentais; Heurística.,

Palavras-chave: Bancos; Efeito Manada; Finanças Comportamentais; Heurística.,

DOI: 10.5151/viisimep-315814

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Como citar:

Araujo, Aline Bueno; Santos, Daiane Rodrigues dos; Medina, Fernando; Matsuzaki, Izabel Cristina Corrêa Saldanha; Vargas, Soraida Aguilar; "O VIÉS COGNITIVO DOS INVESTIDORES NO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO: UM ESTUDO NO SETOR BANCÁRIO NO PERÍODO DE 2015 A 2019.", p. 2406-2416 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-315814

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