Janeiro 2024 vol. 12 num. 1 - 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design | CIDI+CONGIC 2023
CIDI - Open Access.
Oficina de Publicações Digitais: uma abordagem transmídia para desenvolver competências de design de comunicação
Digital Publications Workshop: a transmedia approach to develop communication design skills
Emanuel, Barbara ;
CIDI:
A disciplina Oficina de Publicações Digitais, ministrada para estudantes de graduação de Jornalismo e Publicidade, buscou o desenvolvimento de competências relacionadas ao design de comunicação a partir de atividades práticas. Os estudantes criaram diferentes tipos de publicações experimentais em formatos digitais, incluindo páginas web, colagens, memes, infográficos, vídeos para TikTok, capas animadas de revistas e portfólios digitais. As publicações foram criadas com uma abordagem transmídia, ou seja, o mesmo tema estava presente em todas as publicações criadas por um aluno, sendo tratado de forma complementar, com diferentes pontos sendo cobertos em cada publicação. As atividades envolveram diferentes linguagens, métodos e ferramentas, trabalhando diversas competências do design de comunicação, como design editorial, design de informação, tipografia, design de interação, criação imagética e produção audiovisual. A abordagem transmídia trouxe, também, uma visão estratégica do conjunto de publicações.
CIDI:
The Digital Publications Workshop discipline, offered to bachelor students of Journalism and Advertising, sought to develop skills related to communication design, from practical activities. Students produced different types of experimental publications in digital formats, including web pages, collages, memes, infographics, TikTok videos, animated magazine covers and digital portfolios. The publications were created within a transmedia approach, that is, one theme was common to every publication created by the same student, and it was treated in a complementary way, with different parts being covered in each publication. The activities involved different languages, methods, and tools, working on different communication design skills, such as editorial design, information design, typography, interaction design, image creation and audiovisual production. The transmedia approach also brought a strategic view of the set of publications.
Palavras-chave: design de comunicação, ensino de design, publicações digitais, transmídia, educação transmídia,
Palavras-chave: communication design, design education, digital publications, transmedia, transmedia education,
DOI: 10.5151/cidiconcic2023-31_647038
Referências bibliográficas
- [1] Antikainen, H., Kangas, S., & Vainikainen, S. (2004). Three views on mobile cross media entertainment. VTT Information Technology, Espoo.
- [2] Caldwell, C., & Zappaterra, Y. (2014). Design editorial. São Paulo: Gustavo Gili.
- [3] Carter, R., Day, B., & Meggs, P. (2012). Typographic Design: Form and Communication. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
- [4] Ding, N., Xu, X., & Lewis, E. (2022). Short instructional video for the TikTok generation. Journal of Education for Business.
- [5] Dudacek, O. (2015). Transmedia Storytelling in Education. 7th World Conference on Educational Sciences, (WCES-2015) (pp. 694-696). Atenas: Elsevier.
- [6] Finger, C. (jul./dez. de 2012). Crossmedia e Transmedia: desafios do telejornalismo na era da convergência digital. Em Questão, 18(2), 121-132.
- [7] Jenkins, H. (2009). Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph.
- [8] Jenkins, H., Green, J., & Ford, S. (2014). Cultura da Conexão. São Paulo: Aleph.
- [9] Kanno, M. (2013). Infografe: Como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. São Paulo: Infolide.
- [10] Martino, L. M. (2014). Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis: Vozes.
- [11] Miller, C. H. (2004). Digital Storytelling: A Creator’s Guide to Interactive Entertainment. Oxford: Elsevier.
- [12] Pablos, J. M. (maio de 1998). Siempre ha habido infografía. Revista LATINA de Comunicación Social, 5.
- [13] Pence, H. E. (2012). Teaching with transmedia. J. Education Technology Systems, 40(2), 131-140.
- [14] Roam, D. (2008). The Back of the Napkin. New York: Portfolio / Penguin Group.
- [15] Rubin, W. S. (1968). Dada, Surrealism, and their heritage. New York: The Museum of Modern Art.
- [16] Shifman, L. (2014). Memes in Digital Culture. Cambridge: The MIT Press.
- [17] Villa-Montoya, M. I., & Montoya-Bermúdez, D. (diciembre de 2020). ¿Transmedia o cross-media? Un análisis multidisciplinar de su uso terminológico en la literatura académica. Co-herencia, 17(33), 249-275.
Como citar:
Emanuel, Barbara; "Oficina de Publicações Digitais: uma abordagem transmídia para desenvolver competências de design de comunicação", p. 472-489 . In: .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidiconcic2023-31_647038
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações