Agosto 2024 vol. 12 num. 5 - X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e XI Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
ARTIGO COMPLETO - Open Access.
OFICINAS COMO FERRAMENTA PARA A REFLEXÃO SOBRE ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE CONSTRUÍDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA JUNTO AO ENEAC 2022
OFICINAS COMO FERRAMENTA PARA A REFLEXÃO SOBRE ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE CONSTRUÍDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA JUNTO AO ENEAC 2022
DE CARLI, Taise D. ; POUSADA, Brenda Muller ; BENETTI, Julia Pivetta ; MAROSTEGA, Valéria Rolim ; RIGHI, Angela Weber ; DORNÉLES, Vanessa Goulart ;
ARTIGO COMPLETO:
"Este artigo apresenta o relato de experiência da oficina sobre acessibilidade em lojas de vestuário ministrada no ENEAC 2022. Objetivou-se contextualizar a importância da temática e analisar espaços comerciais e suas limitações, contribuindo para a reflexão e a construção de alternativas a favor da acessibilidade. Os recursos aplicados foram uma dinâmica de grupo e jogos didáticos, resultando em propostas projetuais que viabilizassem o fluxo e desempenho das atividades pensadas para uma parcela maior da sociedade. Ao fim das práticas foi notável a sensibilização em relação à proposição, junto à concepção de formas de amenizar os prejuízos de ambientes exclusivos."
ARTIGO COMPLETO:
"This article presents an experience report from the workshop on accessibility in clothing stores given at ENEAC 2022. The aim was to contextualize the importance of the topic and analyze commercial spaces and their limitations, contributing to reflection and the construction of alternatives in favor of accessibility. The resources applied were group dynamics and didactic games, resulting in project proposals that enabled the flow and performance of activities designed for a larger portion of society. At the end of the practices, awareness was notable regarding the proposition, along with the conception of ways to mitigate the damage caused by exclusive environments."
Palavras-chave: Desenho universal; Acessibilidade; Estratégias de Ensino,
Palavras-chave: Universal design; Accessibility; Teaching Strategies,
DOI: 10.5151/eneac2024-827848
Referências bibliográficas
- [1] "ABNT. Norma Brasileira - NBR 9050: Acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e
- [2] equipamentos urbanos. Emenda 1. Rio de Janeiro. Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2020.
- [3] BERNARDI, Núbia. A Aplicação do Conceito do Desenho Universal no Ensino de Arquitetura: o
- [4] uso de mapa tátil como leitura de projeto. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas,
- [5] Campinas, 2007.
- [6] BRASIL. Decreto nº 5296, de 02 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de
- [7] novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de
- [8] dezembro de 200, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade
- [9] das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília,
- [10] 2004. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm.
- [11] Acesso em: 29 mar. 2024.
- [12] BINS ELY, V. H. M.; DISCHINGER, M.; MATTOS, M. L. Sistemas de informação ambiental – Elementos
- [13] Indispensáveis para a Acessibilidade Espacial. Anais do ABERGO, 2002 – VI Congresso LatinoAmericano de Ergonomia e XII Congresso Brasileiro de Ergonomia. Recife, 2002.
- [14] CAMBIAGHI, S. Desenho Universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. 4ª ed. rev. São
- [15] Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.
- [16] CARLETTO, Ana Claudia; CAMBIAGHI, Silvana. Desenho Universal: Um conceito para todos.
- [17] Instituto Mara Gabrilli. São Paulo, 2007.
- [18] COSTA, A. D. L.; DANTAS, A. G. Reflexões sobre o ensino do design universal na arquitetura, sob a
- [19] ótica docente. In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, 2022. São Paulo: Blucher, 2022. Disponível em:
- [20] https://pdf.blucher.com.br/designproceedings/eneac2022/021.pdf. Acesso em: 02 abr. 2024.
- [21] DE CARLI, T. D. de.; POUSADA, B.; BRONDANI, S. A. Análise de loja de vestuário sobre a ótica do
- [22] Desenho Universal.. In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X
- [23] Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, 2022. São Paulo: Blucher, 2022. Disponível em:
- [24] https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/anlise-de-loja-de-vesturio-sob-a-tica-dodesenho-universal-37868. Acesso em: 20 mar. 20
- [25] DORNELES, Vanessa Goulart; BINS ELY, Vera Helena Moro. Experiências didáticas em Arquitetura e
- [26] Urbanismo: o ensino de Desenho Universal. Revista Projetar. v. 3, n. 2, p. 08–22, 2018. DOI:
- [27] 10.21680/2448-296X.2018v3n2ID16546. Disponível em:
- [28] https://periodicos.ufrn.br/revprojetar/article/view/16546. Acesso em: 15 mar. 2024.
- [29] DORNELES, V. G. Estratégias de Ensino de Desenho Universal para cursos de Graduação em
- [30] Arquitetura e Urbanismo. 2014. 351 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade
- [31] Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
- [32] HEYLIGHEN, Ann; BIANCHIN, Matteo. Can crap design be inclusive?. In: Proceedings of the 5th
- [33] Cambridge Workshop on Universal Access and Assistive Technology. University of Cambridge;
- [34] Cambridge (UK), 2010. p. 55-65.
- [35] IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio
- [36] de Janeiro: IBGE, 2012.
- [37] IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2021. Rio
- [38] de Janeiro: IBGE, 2022.
- [39] MACE, R. Universal Design, Barrier Free Environments for Everyone. Los Angeles: Designers West,
- [40] 1985.
- [41] PINTO, C.F. M. Acessibilidade Espacial em Centros de saúde em Florianópolis/SC: um estudo
- [42] de caso. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico,
- [43] Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017."
Como citar:
DE CARLI, Taise D.; POUSADA, Brenda Muller; BENETTI, Julia Pivetta; MAROSTEGA, Valéria Rolim; RIGHI, Angela Weber; DORNÉLES, Vanessa Goulart; "OFICINAS COMO FERRAMENTA PARA A REFLEXÃO SOBRE ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE CONSTRUÍDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA JUNTO AO ENEAC 2022", p. 790-801 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/eneac2024-827848
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações