Artigo - Open Access.

Idioma principal

OFICINAS DE ESTAMPARIA

Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer ; Lima, Cíntia Medianeira Bitencourt de ; Bittencourt, Ceila Teresinha Bitencourt de ;

Artigo:

O presente artigo se propõe a trazer um relato sobre a experiência discente no âmbito do projeto de extensão Oficinas Comunitárias de Estamparia, que teve foco na produção plástica em estamparia e na reflexão diante desta por parte de seus atores. No âmbito geral, o projeto prevê a realização de uma série de oficinas de estamparia em escolas, centros comunitários e no próprio espaço institucional (laboratórios) no sentido de proporcionar o aprendizado de processos e técnicas pelos participantes, capacitando-os a desenvolver autonomamente produções e aplicações práticas na área do design de superfície e estamparia, inclusive como possibilidade de geração de renda, constituindo um retorno à comunidade relativamente à produção da cultura material, a partir do conhecimento sobre a mesma. A metodologia do projeto tem abordagem qualitativa e a exposição da proposta, neste caso, aplicada no ensino fundamental, ocorreu através de exemplificação por meio de projetos e peças realizados na área, seguida da prática específica por parte dos estudantes. Finalizou-se com a exposição de trabalhos e manifestação dos participantes em relação à experiência vivenciada, avaliando conjuntamente a experiência.

Artigo:

This article aims to bring a report on the student experience within the project extension Stamping Community Workshops, which had focused on plastic production stamping and reflection on this by its actors. In the general framework, the project provides for a series of workshops crack in schools, community centers and institutional space itself (laboratories) to provide learning processes and techniques by the participants, enabling them to autonomously develop production and practical applications in surface design and printing area, including a possibility of generating income, making a return to the community in relation to the production of material culture, from the knowledge of the same. The project methodology is qualitative approach and exposure of the proposal, in this case, applied in elementary education occurred through exemplification through projects and pieces made in the area, then the specific practice by student. This was completed with the exhibition of works and expressions of participants in relation to lived experience, jointly assessing the experience.

Palavras-chave: Design de Superfície, Estamparia, Oficinas Comunitárias., Surface Design, Stamping, Community Workshops,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01255

Referências bibliográficas
  • [1] EDWARDS, Cliwe. Como compreender design têxtil: guia para entender estampas e padronagens. São Paulo: SENAC, 2012.
  • [2] LUPTON, Ellen; LUPTON, Julia. Eu que fiz. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
  • [3] MINUZZI, Reinilda de Fátima Berguenmayer. Estampando diferenciais: pesquisa criativa no design de superfície. Disponível na Internet por http em: Andlt;http://diegopiovesan.files.wordpress.com/2010/07/estampando-diferenciais- pesquisa-criativa-no-design-de-superficie.pdf Andgt;. Acesso em 11 fev. 2014.
  • [4] RUBIM, Renata. Desenhando a superfície (Coleção Textos Design) São Paulo: Rosari, 200
  • [5] RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. Design de Superfície. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008.
Como citar:

Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer; Lima, Cíntia Medianeira Bitencourt de; Bittencourt, Ceila Teresinha Bitencourt de; "OFICINAS DE ESTAMPARIA", p. 1612-1620 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01255

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações