Outubro 2020 vol. 8 num. 1 - VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
Artigo completo - Open Access.
Orientações de projeto para ambiente escolar adequado a surdos e pessoas com deficiência auditiva: desenvolvimento de uma cartilha para arquitetos
Design guidelines for school environments suitable for the deaf and the hearing impaired: development of a booklet for architects
Aveiro, Manoela Godoy ; Silingardi, Ângela Alessandra Torezan ; Bernardi, Núbia ;
Artigo completo:
Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de uma cartilha de orientação aos arquitetos, para ser usada como ferramenta complementar ao processo de projeto de ambiente escolar adequado ao deficiente auditivo. Considerando que é destinada a profissionais de arquitetura, a cartilha apresenta de forma direta os atributos específicos necessários para a construção de tal espaço. Ao descrever este processo, o artigo aborda o resultado de uma sequência de etapas que culminaram com a primeira versão da cartilha. Inicialmente, as atividades envolveram revisão de literatura e, em seguida, alguns estudos de caso - análise de um projeto referencial para a Universidade Gallaudet e de cartilhas existentes sobre acessibilidade. O conceito DeafSpace, desenvolvido pela Universidade Gallaudet, tem sido uma importante referência para trabalhos que envolvem acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva. O resultado – a cartilha proposta - seleciona e incorpora vários dos conceitos identificados nas etapas preliminares de maneira lógica e sequencial. Além da linguagem textual, estes conceitos são apresentados em linguagem visual, o que contribui significativamente para seu entendimento e aplicação.
Artigo completo:
This paper refers to the development process of a guidance booklet for architects, to be used as a complementary tool to the school environment design process suitable for the hearing impaired. Considering that it is targeted to architecture professionals, the booklet presents, with a direct approach, the necessary requirements for the construction of such space. When describing this process, the paper addresses the result of a sequence of steps that culminated in the first version of the booklet. Initially, the activities involved literature review and, after that, some case studies – analysis of a referential project for Gallaudet University in Washington / USA and analysis of existing booklets related to sidewalks accessibility. This university developed the concept of DeafSpace and has been an important reference for works related to accessibility of deaf people. The result - the proposed booklet - selects and incorporates many of the concepts identified in the preliminary steps in a logical and sequential way. In addition to textual language, these concepts are presented in visual language, which contributes immensely to their understanding and application.
Palavras-chave: acessibilidade, deficiente auditivo, ambiente escolar, cartilha, orientação de projeto,
Palavras-chave: accessibility, hearing impaired, school environment, booklet, project guidance,
DOI: 10.5151/eneac2020-26
Referências bibliográficas
- [1] -
Como citar:
Aveiro, Manoela Godoy; Silingardi, Ângela Alessandra Torezan; Bernardi, Núbia; "Orientações de projeto para ambiente escolar adequado a surdos e pessoas com deficiência auditiva: desenvolvimento de uma cartilha para arquitetos", p. 235-249 . In: Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/eneac2020-26
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações